O presidente Donald Trump afirmou, nesta quinta-feira (9/10), que o governo dos Estados Unidos "acabou" com a guerra na Faixa de Gaza. A fala do republicano ocorreu após ele anunciar, na quarta-feira (8/10), que Israel e o Hamas acordaram a primeira fase de um cessar-fogo em Gaza, que inclui a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.
"Ontem à noite, alcançamos um avanço significativo no Oriente Médio, algo que as pessoas diziam que nunca aconteceria. Acabamos com a guerra em Gaza e, de fato, criamos a paz em uma base muito maior", disse Trump na Casa Branca.
O presidente norte-americano também destacou que vai "garantir que Gaza seja refeita com riqueza" e citou que os reféns mantidos pelo Hamas serão libertados de Gaza na segunda (13/10) ou na terça-feira (14/10).
Trump ainda agradeceu os negociadores do Catar, Egito e Turquia, e anunciou que tentará viajar ao Egito para a assinatura do acordo de cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza. "Tentarei viajar. Tentaremos chegar lá e estamos trabalhando no momento exato", declarou.
Ainda segundo Trump, o desarmamento fará parte da segunda fase do acordo sobre Gaza.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Mundo Cessar-fogo em Gaza só entrará em vigor após aprovação de gabinete de Israel
-
Mundo Por que acordo para cessar-fogo em Gaza ainda não é o fim da guerra
-
Mundo O que já se sabe sobre a primeira fase do acordo de paz em Gaza entre Israel e o Hamas
-
Mundo Abóbora de 721 kg bate recorde nos Estados Unidos
-
Mundo Mortes de crianças por xaropes para tosse falsificados deixam India em alerta
-
Mundo Crocodilo arrasta e mata mulher que lavava roupas em rio na Índia
