O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, instou seu homólogo americano, Donald Trump, durante uma conversa telefônica neste sábado (11/10), a selar a paz na Ucrânia, assim como fez no Oriente Médio.
"Parabenizei o presidente Donald J. Trump por seu sucesso e pelo acordo no Oriente Médio que ele conseguiu alcançar, o que é uma conquista extraordinária", escreveu Zelensky em uma publicação no Facebook.
"Se é possível deter uma guerra em uma região, certamente é possível deter outras guerras, incluindo a da Rússia", acrescentou.
A conversa ocorreu no dia seguinte a um dos maiores ataques russos à rede elétrica ucraniana, que deixou centenas de milhares de casas em Kiev sem energia e causou a morte de um menino de sete anos.
Zelensky já havia pedido a Trump que pressionasse o presidente russo, Vladimir Putin, a interromper os bombardeios contra a Ucrânia, invadida por Moscou em fevereiro de 2022.
Outro ataque russo contra a rede elétrica deixou várias partes da região de Odessa, no sul do país, sem energia neste sábado, informaram as autoridades.
Desde o início de sua ofensiva, Moscou ataca a rede energética da Ucrânia todos os invernos. Os bombardeios cortam o fornecimento de eletricidade e calefação de milhões de residências e interrompem o abastecimento de água.
Kiev alega que esses ataques são um flagrante crime de guerra, mas a Rússia nega que civis sejam o alvo e argumenta que a Ucrânia usa sua infraestrutura elétrica para abastecer seu aparato militar.
Uma delegação ucraniana deve viajar aos Estados Unidos "no início da próxima semana" para discutir possíveis sanções, energia e a defesa aérea da Ucrânia, anunciou Zelensky na quinta-feira.
"A questão do congelamento de ativos russos também será discutida com os Estados Unidos", acrescentou o líder ucraniano.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Mundo 'Trump está com saúde excepcional', diz médico após check-up
-
Mundo Os vinte reféns israelenses vivos que esperam ser libertados em Gaza
-
Mundo Por que aumento de gastos militares ameaça o clima?
-
Mundo De crise em crise: o que espera o Peru sob seu sétimo governo em uma década?
-
Mundo Terremoto atinge região entre América do Sul e Antártida
-
Mundo Trump ameaça tarifa de 100% sobre a China em retaliação a decisão do país asiático sobre terras raras
