A Fifa realizou uma homenagem em suas redes sociais para dez treinadores que já conquistaram o Mundial de Clubes. A entidade usou o perfil oficial do torneio no Instagram para publicar imagens dos técnicos que levantaram o troféu. No entanto, a lista gerou debate no Brasil, pois apenas um treinador do país apareceu entre os selecionados, apesar de o Brasil ter outros campeões recentes no formato organizado pela entidade.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A publicação, aliás, é um carrossel de fotos que se inicia com Zinedine Zidane, campeão pelo Real Madrid em 2016 e 2017. Além dele, a Fifa incluiu outros gigantes da história recente do futebol. Entre os mais vitoriosos, apareceram Pep Guardiola (campeão por Barcelona, Bayern e Manchester City) e Carlo Ancelotti (campeão por Milan e Real Madrid), que também comanda a seleção brasileira. A lista ainda conta com Jurgen Klopp, Thomas Tuchel, Luis Enrique, Alex Ferguson, Santiago Solari e Rafa Benítez.
Tite é o único brasileiro homenageado
O único representante brasileiro, portanto, foi Tite. O técnico apareceu na homenagem por causa do título mundial conquistado com o Corinthians em 2012, na final contra o Chelsea. Desse modo, a presença do também ex-treinador da Seleção Brasileira foi a única lembrança aos treinadores do país que venceram a competição. A postagem, inclusive, gerou questionamentos por parte de torcedores brasileiros.
Isso porque a escolha da Fifa chamou a atenção por ausências significativas de outros nomes que venceram o torneio por clubes e acabaram preteridos pela entidade máxima do futebol. Os nomes mais sentidos na lista, por exemplo, foram os de Paulo Autuori, campeão mundial com o São Paulo em 2005 sobre o Liverpool, e Abel Braga, que levou o Internacional ao título contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho em 2006.
Saiba Mais
-
Esportes Palmeiras vê fim da invencibilidade e sofre derrota histórica na semifinal da Libertadores
-
Esportes Máfia e lesão fake: operação do FBI prende atleta e técnico da NBA
-
Esportes Hackers invadem site da FIA e expõem dados de milhares de pilotos
-
Esportes Onde vai ser? Conmebol vira refém do Plano B na era das finais únicas
-
Esportes Harry Kane supera marca impressionante de Messi e Cristiano Ronaldo
-
Esportes Como foi pensada a pista das finais do STU no Parque da Cidade
