CRISE NO ÁRTICO

Trump anuncia tarifaço contra países contrários a compra da Groenlândia

Presidente norte-americano declarou que pretende aplicar a tarifa de 10% para a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. Trump disse também que a tarifa subirá para 25% em 1º de junho

A tarifa começará a ser cobrada em fevereiro. Trump disse também que subirá o percentual de 10% para 25% em 1º de junho -
A tarifa começará a ser cobrada em fevereiro. Trump disse também que subirá o percentual de 10% para 25% em 1º de junho -

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17/1) que aplicará uma tarifa de 10% sob alguns países da Europa a partir de 1º de fevereiro de 2026, caso sejam contrários ao plano dos EUA de anexar a Groenlândia. A informação foi publicada nesta tarde, no perfil do republicano na Truth Social.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

"A partir de 1º de fevereiro de 2026, todos os países (Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia) estarão sujeitos a uma tarifa de 10% sobre todas as mercadorias enviadas aos Estados Unidos da América. Em 1º de junho de 2026, a tarifa será aumentada para 25%", informou. Leia mais abaixo o post completo.

Ele declarou ainda que a tarifa será exigida até que os estados Unidos consiga comprar completa e totalmente da Groenlândia.

Trump tem ameaçado anexar a Groenlândia aos EUA desde que tomou posse para seu segundo mandato, um ano atrás. Segundo o republicano, o território é "vital" para o Domo de Ouro, escudo antimísseis que ele deseja construir para proteger o país.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A ilha fica situada entre os EUA e a Rússia. Por este motivo, a Groenlândia é vista há muito tempo como uma área de grande importância estratégica, particularmente no que diz respeito à segurança do Ártico.

Diante das recentes ameaças de Trump, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia chegaram a enviar tropas militares para a Groenlândia na última quinta-feira (15/1). Os EUA também já possuem uma base militar na ilha. 

Domo de Ouro

Em 2026, o termo “Domo de Ouro (Golden Dome), passou a se referir ao escudo antimísseis dos Estados Unidos, anunciado por Donald Trump. Inspirado no "Domo de Ferro" de Israel, é um sistema de defesa multicamadas projetado para interceptar ameaças de mísseis balísticos, hipersônicos e de cruzeiro, inclusive diretamente do espaço.

Com as ameaças de compra e possível invasão dos EUA à ilha, a Dinamarca, que atualmente tem a custódia da Groelândia, solicitou ajuda de outros países da Europa para avaliar possíveis contribuições militares e reforçar a segurança na região.

Em resposta, a porta-voz do governo dos EUA, Karoline Leavitt, afirmou que o envio das tropas europeias para a região não muda a posição de Trump. “Não acho que tropas europeias influenciem o processo de decisão do presidente, nem o objetivo de adquirir a Groenlândia”, disse na véspera.

No início desta semana, o republicano havia zombado das capacidades defensivas da ilha do Ártico, afirmando que os EUA a obterão "de um jeito ou de outro".

"Se não tomarmos a Groenlândia, a Rússia ou a China o farão, e não vou deixar isso acontecer. Eu gostaria de fazer um acordo com eles, é mais fácil. Mas a teremos de um jeito ou de outro. (...) A Groenlândia deveria fazer um acordo [com os EUA], porque eles não querem ver a Rússia ou a China dominar. (...) E sabe qual a defesa da Groenlândia? Basicamente dois trenós puxados por cachorros"

Confira a publicação de Donald Trump na íntegra

"Nós subsidiamos a Dinamarca e todos os países da União Europeia, além de outros, por muitos anos ao não cobrar tarifas ou qualquer outra forma de compensação. Agora, após séculos, chegou a hora de a Dinamarca retribuir — a Paz Mundial está em jogo!

China e Rússia querem a Groenlândia, e não há nada que a Dinamarca possa fazer a respeito. Atualmente, eles contam com apenas dois trenós puxados por cães como proteção, sendo que um foi adicionado recentemente. Somente os Estados Unidos da América, sob o comando do PRESIDENTE DONALD J. TRUMP, podem jogar esse jogo — e com muito sucesso!

Ninguém tocará nessa sagrada porção de terra, especialmente porque a Segurança Nacional dos Estados Unidos e a segurança do mundo como um todo estão em risco.

Além disso, Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia viajaram para a Groenlândia por motivos desconhecidos. Trata-se de uma situação extremamente perigosa para a segurança, a proteção e a sobrevivência do nosso planeta. Esses países, ao participarem desse jogo muito perigoso, colocaram em risco um nível que não é aceitável nem sustentável.

Portanto, é imprescindível que, para proteger a Paz e a Segurança Global, sejam tomadas medidas firmes para que essa situação potencialmente perigosa termine rapidamente e sem questionamentos.

A partir de 1º de fevereiro de 2026, todos os países mencionados acima (Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia) passarão a ser cobrados com uma tarifa de 10% sobre quaisquer bens enviados aos Estados Unidos da América.

Em 1º de junho de 2026, essa tarifa aumentará para 25%. Essa tarifa será devida e exigida até que seja alcançado um acordo para a compra completa e total da Groenlândia.

Os Estados Unidos tentam realizar essa transação há mais de 150 anos. Muitos presidentes tentaram, e por boas razões, mas a Dinamarca sempre recusou. Agora, por causa do Domo de Ouro e dos sistemas modernos de armamento — tanto ofensivos quanto defensivos —, a necessidade de ADQUIRIR esse território é especialmente importante.

Centenas de bilhões de dólares estão sendo gastos atualmente em programas de segurança relacionados ao “Domo”, incluindo a possível proteção do Canadá, e esse sistema extremamente brilhante, porém altamente complexo, só pode funcionar em seu potencial máximo e com eficiência total, por razões de ângulos, limites e delimitações territoriais, se essa terra estiver incluída nele.

Os Estados Unidos da América estão imediatamente abertos à negociação com a Dinamarca e/ou com qualquer um desses países que colocaram tanto em risco, apesar de tudo o que fizemos por eles, incluindo proteção máxima, ao longo de tantas décadas.

Obrigado pela atenção a este assunto!"

  • Google Discover Icon
postado em 17/01/2026 16:12
x