O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que o "povo venezuelano está livre da ditadura de Nicolás Maduro e só pode se alegrar com isso". Em publicação na rede social X, o chefe francês não repudiou a conduta dos Estados Unidos no ataque contra a Venezuela neste sábado, 3.
Macron diz, na postagem, que o presidente venezuelano causou um "grave dano à dignidade de seu próprio povo" ao confiscar o poder e pisotear as liberdades fundamentais. Ele afirmou, também, que "a transição que está por vir deve ser pacífica, democrática e respeitosa à vontade do povo venezuelano".
"Desejamos que o Presidente Edmundo González Urrutia, eleito em 2024, possa assegurar essa transição o mais rápido possível", acrescentou.
Ele disse ainda que está conversando com os parceiros da França na Venezuela e que o país europeu está mobilizado e vigilante, "especialmente para garantir a segurança de seus cidadãos nestas horas de incerteza".
Pela manhã, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, disse que o ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela contraria o princípio do não uso da força, um dos fundamentos do direito internacional. "A França lembra que nenhuma solução política duradoura pode ser imposta de fora e que os povos soberanos decidem sozinhos o seu futuro", disse em publicação na rede social X.
Saiba Mais
-
Mundo Controle da Venezuela, recados a Cuba e Colômbia e crítica a Maria Corina: os pontos-chave do discurso de Trump após captura de Maduro
-
Mundo China e Rússia condenam ataque a Maduro: 'Grave violação do direito internacional'
-
Mundo Quais os interesses econômicos dos EUA na Venezuela?
-
Mundo Trump diz que EUA vão estar "fortemente envolvidos" no petróleo da Venezuela
-
Mundo Trump diz que EUA vão controlar Venezuela "até que situação seja resolvida"
