A engenheira brasileira Gabriele da Silva, de 33 anos, que desapareceu na França, foi encontrada nesta segunda-feira (27/7), na cidade de Lyon. Ela foi localizada com vida e recebe atendimento médico acompanhada de familiares. A informação foi confirmada em um comunicado oficial divulgado nas redes sociais pela família e amigos de Gabriele.
Na nota, a amiga que estava com Gabriele na França informou que neste momento o objetivo é que ela possa se recuperar e mais esclarecimentos serão feitos no momento oportuno. Ela afirmou que a brasileira foi encontrada com a integridade física preservada e agradeceu a corrente de apoio e solidariedade.
A brasileira, natural de Brasília, é formada em engenharia pela Universidade Federal do Ceará, com especialização na França. Ela mora no país desde 2017 e é casada com o também engenheiro francês Florian Poutot.
No dia do desaparecimento, na última quinta feira (23/7), Gabriele arrumava a mala para uma viagem que faria na manhã seguinte. Segundo a família, a última pessoa a vê-la foi uma vizinha, no elevador do prédio, por volta do 12h30, quando estava buscando as filhas da escola. O marido retornou do trabalho mais cedo, por volta das 17h, e encontrou a casa vazia, no bairro de Debourg, em Lyon.
Esse é apenas um dos casos de desaparecimento ocorridos na França nos últimos dias. Além de Gabriele, outras duas jovens, uma brasileira e uma cabo-verdiana, desapareceram entre 21 e 23 de julho. Os casos, registrados em um intervalo de 72 horas, despertaram preocupação na comunidade brasileira no país e deram início a uma corrida por informações sobre o paradeiro das vítimas.
A estudante goiana Alice Dias de Oliveira, de 16 anos, sumiu na Região Metropolitana de Paris junto da amiga cabo-verdiana Maria de Fátima Pina Monteiro. A família de Alice iniciou a busca ainda na quarta-feira da semana passada (22/7).
Morando na França há quatro anos, a adolescente mantinha uma rotina entre os estudos e o trabalho como babá antes de desaparecer após sair de um estágio de férias. A última comunicação ocorreu às 22h30, quando avisou ao pai que aguardava um trem para voltar para casa. Ela não chegou à residência até a meia-noite e deixou de responder aos contatos.
O caso se conecta ao desaparecimento de Maria de Fátima, ocorrido um dia antes. Familiares acreditam que as duas possam estar juntas e receberam relatos, ainda sem confirmação oficial, de que teriam sido vistas a caminho de Marselha, no sul da França. As duas ainda não foram localizadas.
Saiba Mais
-
Mundo Estações de metrô e 'pílulas anti-HIV': a estratégia de São Paulo contra a Aids que virou referência mundial
-
Mundo Milei não vai pedir desculpas ao Brasil após reclamação de Lula, diz imprensa argentina
-
Mundo 'A IA disse que havia pessoas vindo me matar. Peguei um martelo e me preparei pra guerra': como conversas com Grok fizeram homem delirar
-
Mundo Após tarifaço de Trump, Lula discute acordo China-Mercosul com Xi Jinping
-
Mundo O santo com cabeça de cachorro: por que São Cristóvão foi representado como figura antropozoomórfica
-
Mundo Tiroteio em festival gastronômico perto de marco turístico Space Needle deixa mortos e feridos em Seattle
-
Mundo As mulheres vítimas de violência doméstica que mataram seus companheiros: 'Ele disse que ia me matar, matar meu filho e depois se matar'
-
Mundo 'Fizeram uma lavagem cerebral completa em mim': a seita apocalíptica dos anos 1980 que atraiu jovens modelos
-
Mundo Como o K-pop abriu caminho na sufocante ditadura da Coreia do Norte, onde 'só pode haver um ídolo: Kim Jong-un'
-
Mundo Presidente de Cuba acusa EUA de tentar "tomar" a ilha
