As atrizes Susan Sarandon e Hannah Einbinder, conhecida pela série Hacks, foram detidas nesta quinta-feira (24/9) durante um protesto contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Nova York, nos Estados Unidos. Cerca de 100 pessoas foram presas durante a manifestação realizada nos arredores da sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
O ato ocorreu antes do discurso de Netanyahu na 81ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Manifestantes protestaram contra a presença do premiê israelense na cidade e contra a atuação de Israel na Faixa de Gaza. O grupo ocupou ruas próximas à sede da ONU e exibiu cartazes com pedidos pelo fim do apoio militar dos Estados Unidos a Israel.
Leia mais
-
Prefeito de NY diz que cogita prisão de Netanyahu durante Assembleia da ONU
-
Ex-reféns fazem ato em frente ao escritório de Netanyahu por fim da guerra em Gaza
Sarandon, de 79 anos, foi fotografada algemada e sendo levada por agentes do Departamento de Polícia de Nova York. A atriz já se manifestou publicamente em outras ocasiões sobre a guerra em Gaza e em apoio aos palestinos. Einbinder também foi retirada do protesto por policiais. O comediante Caleb Hearon está entre os outros manifestantes detidos.
Assista:
Dentro da sede da ONU, o discurso de Netanyahu também foi marcado por protestos. Delegados deixaram o plenário quando o primeiro-ministro começou a falar, enquanto manifestações em apoio à Palestina interromperam a sessão.
Netanyahu reagiu à saída dos representantes e chamou de “covardes” aqueles que deixavam o local. Em seguida, defendeu as operações militares de Israel no Oriente Médio e afirmou que alguns dos países representados na Assembleia teriam agradecido, em conversas privadas, pelas ações israelenses contra o programa nuclear do Irã.
“Agora, querem ouvir a ironia suprema?”, questionou Netanyahu ao comentar a saída dos delegados. O premiê acusou os críticos de Israel de hipocrisia e voltou a defender as ações militares do país.
Saiba Mais
-
Mundo Brasil 'dá as costas ao futuro' em eleição com candidatos 'desoladores', diz The Economist
-
Mundo Viagens internacionais e jatinho de Vorcaro: os vínculos de Flávio Bolsonaro com Willer Tomaz, alvo da PF no escândalo do INSS
-
Mundo Em discurso na ONU, Delcy Rodríguez promete eleições na Venezuela
