Há dois anos, a música popular brasileira (MPB) perdeu uma das suas mais reluzentes estrelas, quando Gal Costa partiu para outra dimensão. Para reverenciar a memória da cantora que faria 80 anos, haverá uma série de lançamentos, pela Som Livre, incluindo as reedições em streaming e vinil e o lançamento de um single triplo, com o registro de canções, gravadas ao vivo, do último show, no Coala Festival, em São Paulo.
O repertório traz clássicos com a importância de Como 2 e 2 (Caetano Veloso), tendo a participação de Rubel; Vapor barato (Jards Macalé e Waly Salomão); e Brasil (Cazuza, George Israel e Nilo Romero), acompanhada por Tim Bernardes, gravadas em 17 de setembro de 2022.
Chega também ao mercado, no dia 17 próximo, o álbum As várias pontas de uma estrela, um registro raro e valioso, igualmente gravado ao vivo no Coala, que reúne composições de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Milton Nascimento, Gilberto Gil e alguns lados B.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Tomei conhecimento de Gal Costa em 1968, quando ela participou do Festival da Record, atacando de roqueira, defendeu Divino Maravilhoso (Caetano Veloso e Gilberto Gil). Em um dos versos da canção, quase aos berros, ela mandava: "É preciso estar atento e forte/ Não temos tempo de temer a morte". Deve-se contextualizar que, à época, o país vivia o período mais problemático e turvo da ditadura militar.
A partir dali, passei a acompanhar a trajetória de Gal, ouvindo discos e assistindo aos shows. O primeiro foi o Fatal — Gal a todo vapor, em 1971, na Sala Tereza Rachel, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Depois, vi vários shows dela em Brasília, em diferentes épocas: Índia (Teatro da Escola Parque), Gal tropical (Estádio Cláudio Coutinho).
Posteriormente, a aplaudi em O sorriso do gato de Alice (Sala Villa-lobos do Teatro Nacional), A pele do futuro (auditório master do Centro e Convenções Ulysses Guimarães) e As várias pontas de uma estrela (Eixo Ibero-Americano). Sempre com prazer imenso.
