PANDEMIA

Parlamentares cobram Bolsonaro por mais transparência no número de vacinados

Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) colocaram em dúvida a atual cobertura vacinal contra a covid-19 no Brasil em reunião com o presidente. Pediram também que o governo crie um grupo de controle sobre os dados de imunização

Augusto Fernandes
postado em 31/03/2021 12:09 / atualizado em 31/03/2021 13:20
 (crédito: ED ALVES)
(crédito: ED ALVES)

O presidente Jair Bolsonaro promoveu, na manhã desta quarta-feira (31/3), a primeira reunião do comitê de crise composto por representantes dos Três Poderes para o acompanhamento das ações do governo federal no enfrentamento à pandemia da covid-19. No encontro, o mandatário foi cobrado pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que o Executivo crie uma plataforma que informe o número real de brasileiros vacinados contra o novo coronavírus.

Em pronunciamento à imprensa após a reunião, Lira contestou o ritmo da vacinação no Brasil e ponderou que o governo federal precisa, o quanto antes, apresentar um número oficial de quantas doses já foram aplicadas. Até o momento, o Ministério da Saúde não faz esse levantamento. Diariamente, a pasta só atualiza os números de novos casos e mortes pelo novo coronavírus, bem como o total de brasileiros  recuperados da enfermidade.

“Por que o Brasil distribuiu 34 milhões de doses e só temos 18 milhões aplicadas? Não acredito, não acho que seja possível que governadores e prefeitos não estejam vacinando. Estamos com um deficit de quase 14 milhões de vacinas, isso impacta nas informações dadas aos brasileiros. Nossa solicitação é para que o Ministério da Saúde forme um grupo mais rígido de controle desses dados”, disse o presidente da Câmara.

Segundo Lira, a falta de uma estatística oficial do governo dificulta o planejamento de distribuição das doses entre as unidades da Federação. “Temos cobrado diariamente. Informação nesse período é tudo. É onde centramos todas as ações, para que elas sejam feitas sempre com a maior amplitude de positividade na cobertura vacinal de toda a população”, ponderou.

Medidas de proteção pessoal

Outro pleito dos parlamentares é o de que o governo federal incentive os brasileiros a adotarem medidas de prevenção, sobretudo de proteção pessoal. É muito importante a comunicação, que haja um alinhamento da da comunicação social do governo, da assessoria de imprensa do presidente, no sentido de haver uma uniformização do discurso de que é necessário se vacinar, usar máscara, higienizar as mãos, o distanciamento social, de modo a prevenir o aumento da doença no nosso país”, defendeu Pacheco.

O senador ainda pediu que a população não promova aglomerações no feriado da Semana Santa. “Uma sugestão muito rica do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de aproveitar o ensejo da Semana Santa, que é um feriado que tende a estimular aglomeração. Que possa o povo brasileiro ter a consciência de que precisa fazer o distanciamento social mesmo no feriado.”

"Proveito muito grande"

Apesar da cobrança, tanto Lira quanto Pacheco se disseram satisfeitos com a primeira reunião do comitê. "O nosso problema é vacinar, e esse é nosso foco, mantendo contato que os IFAs (insumos farmacêuticos ativos) não faltem ao Brasil, contato para aquisição de novas vacinas, insumos e equipamentos. E para que a população vá sabendo o que está acontecendo. É um momento de muita concentração de esforços para que todos encontrem um caminho para sair dessa crise", destacou Lira.

“Para uma primeira reunião, houve um proveito muito grande. É o primeiro grande passo de unificação, de demonstração dessa união dos Poderes da República, com um objetivo comum de enfrentamento organizado técnico-científico, com planejamento e com ações que decorram desse planejamento para esse enfrentamento da pandemia que tem se agravado cada dia mais”, reforçou Pacheco.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação