PANDEMIA

Kajuru diz que Bolsonaro não recebeu presidente da Pfizer em 2020

Empresa nega e Palácio do Planalto diz que não irá comentar. Senador Kajuru afirma que a informação foi repassada a ele por um ex-ministro da Saúde. Pfizer já havia dito que ofereceu ao Brasil 70 milhões de doses de vacina contra covid-19 em agosto

Sarah Teófilo
postado em 13/04/2021 11:02 / atualizado em 13/04/2021 11:04
 (crédito: Jane de Araújo/Agência Senado)
(crédito: Jane de Araújo/Agência Senado)

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) disse ao Correio que o presidente Jair Bolsonaro não teria recebido, no Palácio do Planalto, o presidente da Pfizer em agosto de 2020. O parlamentar não citou nomes, mas o CEO global se chama Albert Bourla. O governo federal firmou contrato para compra de vacinas contra covid-19 com a empresa somente no mês passado.

“Há fatos que a imprensa vai tomar conhecimento, há fatos terríveis. O presidente da Pfizer veio conversar com ele aqui no Brasil e ficou das 8h às 18h esperando, e, no final, recebeu a informação de que (Bolsonaro) não iria atendê-lo, em agosto do ano passado”, afirmou na segunda-feira (12/4). Em janeiro deste ano, a empresa disse que ofereceu 70 milhões de doses de vacina ao Brasil em agosto do ano passado, com previsão de início de entrega em dezembro de 2020.

A assessoria de imprensa da Pfizer disse que a informação dita por Kajuru não procede. O Palácio do Planalto informou que não irá comentar as declarações.

Bolsonaro comentou o assunto no Twitter ainda ontem à noite. "Mais uma mentira do Kajuru. Quem seria o ex-ministro da Saúde citado pelo senador? Com a palavra aquele que me gravou, obviamente, sem autorização."

De acordo com Kajuru, a informação foi repassada a ele por um ex-ministro que irá depor na comissão. Ele não quis dizer o nome do ministro, mas em agosto o ministro da Saúde era o general Eduardo Pazuello, que estava no cargo de forma interina. O médico Nelson Teich saiu da pasta em meados de maio, e Luiz Henrique Mandetta, em abril.

O contrato do governo com a Pfizer demorou a ser firmado porque o Executivo não aceitava algumas cláusulas, em especial uma que garantia a isenção de responsabilidade sobre efeitos colaterais por parte da farmacêutica. A empresa, por sua vez, dizia que o contrato foi o mesmo para todos os países. O entrave só foi solucionado depois de o Congresso aprovar uma lei que prevê que governadores, prefeitos e gestores poderão assumir responsabilidade por eventuais efeitos colaterais causados pela vacina.

Conversas

No último domingo (11), Kajuru divulgou o áudio de uma conversa que teve com Bolsonaro no sábado (10), na qual o presidente o pressiona a investigar também na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 governadores e prefeitos. O pedido de abertura da CPI se refere à atuação do governo federal no âmbito da pandemia. Como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), não queria abrir CPI mesmo com o número de assinaturas sendo o suficiente, o próprio Kajuru e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediram ao Supremo que fosse determinada a instalação da comissão.

Na segunda, a apoiadores, Bolsonaro criticou a divulgação, e Kajuru agora se diz “decepcionado” com o presidente. O senador garante que o presidente sabia que o áudio seria divulgado, e que chegou a informá-lo 20 minutos antes de publicar.

“Não tenho mais nada para conversar com ele. Quero distância oceânica dele. Me decepcionei”, disse ao Correio, afirmando que ainda defenderia o governo nas medidas corretas e criticaria quando fosse tomadas atitudes erradas. “Não torcerei contra ele, porque é torcer contra o Brasil”, afirmou.

Kajuru afirmou que não é e nunca foi amigo do presidente, e que tem uma relação republicana com ele. O senador disse que ligou para conversar com o mandatário sobre outros assuntos, em especial para defender a sua “honra e de seus colegas” após o presidente os chamar de “canalhada” e afirmar que a intenção da CPI era apenas para “pegar” o presidente. “Eu não aceitei, porque ele jogou todo mundo no mesmo balaio”, afirmou.

O senador disse que decidiu publicar a conversa, pois, segundo ele, ninguém acreditaria se ele apenas dissesse que o presidente é favorável à CPI, desde que investigue também governadores e prefeitos. “Pensei que para ele, politicamente, seria uma gravação positiva perante a sociedade e os senadores, porque ninguém mais ia falar que ele era contra a CPI”.

O parlamentar rebateu críticas do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), de que "age como um vassalo pedindo para ser poupado pelo presidente". Kajuru afirmou que sempre dá as suas opiniões, e que não foi vassalo em momento algum. "Eu fiz isso porque eu quis, não porque ele mandou. Não recebo ordem dele", frisou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação