Nações Unidas

Bolsonaro sobre vaga no conselho da ONU: "Brasil está alinhado com o mundo"

Nas eleições que ocorreram na última sexta-feira (11/6), durante a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nos EUA, ficou definido que o Brasil ocupará assento não permanente no Conselho de Segurança. Segundo o mandatário, o fato é prova do bom relacionamento do país com o resto do mundo

Ingrid Soares
postado em 15/06/2021 14:54
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro comemorou nesta terça-feira (15/6), durante solenidade no Palácio do Planalto para assinatura do acordo Artemis, a eleição do Brasil para uma das vagas rotativas do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Segundo o mandatário o fato é prova do bom relacionamento do país com o resto do mundo.

Nas eleições que ocorreram na última sexta-feira (11), em Nova York, nos Estados Unidos, durante a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, ficou definido que o Brasil ocupará, no biênio 2022-2023, assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O país recebeu 181 votos de 193 possíveis e integrará, pela 11ª vez, o mais importante órgão responsável pela segurança coletiva internacional.

"Tivemos, para uma cadeira no Conselho de Segurança não permanente da ONU, o voto de 182 países entre 190. Isso é uma prova irrefutável que o Brasil tem bom relacionamento com o mundo todo", apontou. "O Brasil está perfeitamente alinhado com o mundo", completou Bolsonaro.

Sobre o acordo assinado com a Agência Espacial Americana (Nasa) que pretende levar a primeira mulher e o próximo homem à superfície lunar em 2024, Bolsonaro emendou: “Uma boa imagem vale mais que um milhão de palavras. Temos aqui mais que uma boa imagem, temos um grande acordo”.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, contudo, ainda não há previsão de investimentos por parte do governo brasileiro. O Brasil é o único país da América Latina e o 12º no mundo a entrar para a seleta lista de parceiros até o momento. O acordo foi assinado por oito países em seu lançamento (Austrália, Canadá, Itália, Japão, Luxemburgo, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA), tendo aderência também de Coreia do Sul, Nova Zelândia e Ucrânia.

Ainda de acordo com a pasta, o plano da Lua “está focado em alcançar a meta de um pouso humano inicial até 2024 com riscos técnicos aceitáveis, enquanto é desenvolvida simultaneamente a exploração lunar sustentável de meados até o final da década de 2020”.

O embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, também participou do evento e destacou a parceria. “Estou ansioso para ver a bandeira brasileira ao lado da bandeira americana na Lua. Vai ser um projeto bastante histórico”, concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação