ELEIÇÕES 2022

Kassab sobre candidatura de Pacheco à presidência: 'É nosso plano A, B e C'

Presidente nacional do PSD não esconde desejo de filiar presidente do Senado; ideia é torná-lo candidato ao Palácio do Planalto

Guilherme Peixoto - Estado de Minas
postado em 20/07/2021 21:44 / atualizado em 20/07/2021 22:01
 (crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, acredita que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vai aceitar o convite para se filiar aos quadros pessedistas. O líder da legenda quer o parlamentar como candidato à presidência da República em 2022. Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, nesta terça-feira (20/7), Kassab afirmou que não há outros possíveis nomes à mesa.

"Só há o Rodrigo Pacheco. É o nosso plano A, plano B e plano C. Sou muito intuitivo. Não trabalho com esse cenário (recusa de Pacheco em disputar o Planalto). Acho que o Rodrigo vai aceitar, sim, e será o nosso candidato", disse, em tom enfático.

Prefeito de São Paulo entre 2006 e 2012, ex-ministro de Estado e de larga experiência no poder Legislativo, Kassab crê que a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) é, justamente, o elemento que abre espaço para a construção de uma terceira via.

"A pré-candidatura deles vêm carregada de altos índices de rejeição. Isso abre espaço para uma candidatura. Mais de 50% dos eleitores veem com simpatia uma candidatura alternativa", afirmou.

O PSD vai iniciar processo interno de consulta para acertar as bases da participação da sigla na corrida ao Palácio do Planalto. Para Kassab, porém, a construção de palanques regionais é fundamental para dar sustentação à campanha nacional.

Em São Paulo, o partido deseja lançar o ex-governador Geraldo Alckmin, de saída do PSDB. No Rio de Janeiro, o prefeito carioca, Eduardo Paes, que se converteu em pessedista recentemente, tenta fazer Felipe Santa Cruz, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), disputar o poder Executivo estadual.

Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, é iminente rival de Romeu Zema (Novo). Ele também é visto como trunfo para dar corpo à eventual candidatura de Pacheco. Na visão de Kassab, as alianças locais diferenciam positivamente o PSD de outras agremiações que tentam emplacar alternativas a Bolsonaro e a Lula, como o PSDB e a corrente do DEM que defende o nome do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

"Os outros partidos - e falo de maneira respeitosa - não têm tido essa preocupação e não têm dado prioridade a essa questão. É muito difícil, para o PSD, não ter candidato próprio à presidência da República. Vamos estar jogando fora todo o trabalho feito ao longo destes dois anos", completou Kassab.

Por ora, Pacheco não quer debater eleição

O convite do PSD a Pacheco já está formalizado. O presidente do Senado, no entanto, ainda não declinou ou aceitou. Na semana passada, o parlamentar emitiu comunicado declarando que o momento do país impede o debate em torno de possíveis composições eleitorais.

"Não discutirei agora o processo eleitoral de 2022. Meu compromisso é com a estabilidade do país, e isso exige foco nos muitos problemas que ainda temos em 2021", pontuou.

Apesar de simpático à ideia de tornar-se correligionário de Pacheco, Kassab reconhece a necessidade, externada pelo senador, de manter centralidade em temas urgentes. "Minha experiência permite entender e admitir que não é o momento de Rodrigo Pacheco responder ao nosso convite".

Kalil vê ideia com bons olhos

Em junho, também ao EM, Alexandre Kalil mostrou ser favorável à ideia de ter Rodrigo Pacheco como postulante ao poder Executivo federal. "Seria uma terceira via ótima o presidente do Senado. Por que não?", falou.

Eleito presidente do Congresso Nacional no início deste ano, Rodrigo Pacheco teve o apoio de amplo cordão de partidos. O PSD esteve no grupo simpático à candidatura do senador mineiro. Uma reunião em Belo Horizonte, na casa de Kalil, amadureceu o apoio dos pessedistas a Pacheco. A relação deles, que trocaram farpas na eleição municipal do ano passado, tem se estreitado desde então.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação