AMEAÇAS AO STF

Renan Calheiros sobre Bolsonaro: 'Ameaça ministros e testa o golpe'

Senador lamentou as mortes por COVID e relatou ameaças de Bolsonaro contra o STF

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 16/08/2021 19:39 / atualizado em 16/08/2021 19:40
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), compartilhou fotos de duas mulheres sendo vacinadas. Ambas levaram cartazes lamentando as mortes de familiares pela COVID-19. “Essas imagens se eternizam e entristecem. Servem para mostrar porque a CPI existe e por quem estamos trabalhando”, escreveu.

Na primeira foto, uma mulher carrega um cartaz falando sobre a mãe. “Assim que foi divulgado o resultado das eleições 2018, minha mãe, com olhar triste, disse: ‘Esse homem ainda vai matar muita gente’”, dizia o alerta. “Minha mãe estava certa, só não imaginava que ela seria uma das vítimas”, pontuava.

Na outra imagem, outra mulher segura uma cartolina falando que a vacinação não chegou a tempo para dois irmãos e para a mãe.

“Enquanto isso, Bolsonaro ameaça a democracia, ministros do STF, instituições e testa o golpe. Chega”, escreveu o parlamentar.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negou ofertas de vacinas e apoiou o uso de remédios sem eficácia contra a COVID-19. Em diversas oportunidades, ele não utilizou equipamentos de proteção e incentivou aglomerações.

No sábado (14/8), Bolsonaro anunciou que vai levar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), um pedido para instaurar processo contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Segundo o chefe do Executivo, os dois “extrapolam com atos os limites constitucionais”.

Moraes mandou prender nessa sexta-feira (13/8) o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, aliado político do presidente. O ministro determinou a prisão preventiva do parlamentar por ataques a instituições democráticas.

Além disso, Bolsonaro também vem atacando Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nos últimos meses, o presidente vem falando a apoiadores, mais uma vez sem provas, que ganhou as eleições em primeiro turno. De acordo com ele, o pleito de 2018 foi fraudado para que Fernando Haddad (PT) tivesse a oportunidade de enfrentá-lo em segundo turno.

Bolsonaro foi eleito, no turno complementar, o 38º presidente da República com 57.797.847 votos (55,13% dos votos válidos), contra 47.040.906 votos (44,87%) de Haddad.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação