MISSÃO IMPOSSÍVEL

Operação Formosa vira 'meme' nas redes sociais e ganha novo nome: 'Os trapalhões'

Além da ação dos militares, a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que disparou um canhão, se tornou alvo de piadas

Estado de Minas
postado em 16/08/2021 21:04 / atualizado em 16/08/2021 21:04
 (crédito: TV Brasil/Reprodução)
(crédito: TV Brasil/Reprodução)

Ao som da música do filme Missão Impossível, a TV Brasil iniciou a transmissão da Operação Formosa, nesta segunda-feira (16/8). A operação e a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que disparou um canhão, se tornaram alvo de diversos memes nas redes sociais.

A operação também acabou ganhando apelido nas redes: “Operação Trapalhões”. Em um dos vídeos que viralizaram nas redes, os militares não conseguem destruir uma casa feita de papelão. Assista:

A trilha sonora também chamou a atenção na hora em que o presidente e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, atiraram um canhão. A música ao fundo da transmissão foi alvo de inúmeras críticas. “Não é à toa que o governo Bolsonaro se torna piada ao redor do mundo”, escreveu um internauta.

A Operação Formosa ganhou notoriedade após desfile em Brasília, quando foi entregue um convite ao presidente para o evento desta segunda-feira. O desfile ocorreu no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados votou a PEC do Voto Impresso, apoiada por Bolsonaro.

Nos bastidores, deputados afirmam que o desfile foi feito para intimidar parlamentares para a votação.

Em derrota para Bolsonaro, Câmara rejeitou a PEC. Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. Como se tratava de uma proposta de emenda à Constituição, era necessários 308 votos favoráveis.

Confira os memes


O que é a Operação Formosa

De acordo com o Ministério da Defesa, a Operação Formosa, realizada desde 1988, é considerada uma ação militar de alta complexidade, utilizando diversos meios e armamentos empregando munição real.

Dividido em quatro fases – deslocamento, tema tático, adestramento conjunto e regresso – o exercício, realizado no Campo de Instrução de Formosa, município de Goiás próximo a Brasília, tem como principal propósito assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais, mantendo a tropa preparada para exercer sua atividade-fim, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. No exercício foram empregados cerca de 2,5 mil militares, da Marinha, do Exército e Aeronáutica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação