DIA DA INDEPENDÊNCIA

7 de Setembro: Pacheco pede "absoluta defesa do Estado Democrático de Direito"

Presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, foram convidados a cerimônia de hasteamento da bandeira no Brasil no Palácio da Alvorada, mas não compareceram

FERNANDA STRICKLAND
postado em 07/09/2021 13:21
 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
(crédito: Pedro França/Agência Senado)

Neste feriado de 7 de Setembro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), manifestou-se pelas redes sociais. Em dia de atos incentivados pelo presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar pediu “absoluta defesa do Estado Democrático de Direito”.

“Ao tempo em que se celebra o Dia da Independência, expressão forte da liberdade nacional, não deixemos de compreender a nossa mais evidente dependência de algo que deve unir o Brasil: a absoluta defesa do Estado Democrático de Direito”, diz Pacheco.

Convidados, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira no Brasil no Palácio da Alvorada, organizada pelo presidente Jair Bolsonaro em substituição ao desfile da Independência que foi novamente cancelado por causa da pandemia.

Apesar de não compareceram, o presidente do Supremo e Pacheco estão em Brasília. Já Arthur Lira está fora da cidade. De acordo com interlocutores dos três presidentes, eles avaliaram que as manifestações convocadas por Bolsonaro têm um tom antidemocrático e inconstitucional, com pedido de fechamento do STF e deposição de seus ministros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação