CPI da Covid

CPI envia a Moraes, do STF, mentira de Bolsonaro sobre vacinas e Aids

Senadores querem que declarações falsas do chefe do Executivo sejam incluídas no inquérito das fake news, no qual presidente é investigado. Comissão também aprovou pedido de quebra do sigilo telemático de Bolsonaro

Jorge Vasconcellos
postado em 26/10/2021 14:13 / atualizado em 26/10/2021 14:13
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 aprovou, nesta terça-feira (26/10), um requerimento para enviar ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a fala do presidente Jair Bolsonaro que associou falsamente vacinas contra o novo coronavírus e Aids. A Comissão quer as declarações sejam incluídas no inquérito das fake news, que tem o chefe do Executivo como um dos investigados.

A comissão também aprovou o pedido de quebra do sigilo telemático de Bolsonaro. O objetivo é receber das redes sociais uma série de informações sobre o presidente, como, por exemplo, dados cadastrais, registros de conexão e cópia de conteúdo armazenado.

“O presidente é uma instituição, a Presidência é uma instituição. A Presidência não é cargo de buteco em que você fala o que quer, tomando cerveja e comendo churrasquinho. Presidente da República que se reporta ao povo brasileiro baseado em um estudo que não tem cabimento nenhum e fala uma coisa dessa quando estamos implorando para a população se vacinar?”, criticou o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).

O Facebook e o Instagram removeram a live em que Bolsonaro faz as afirmações falsas sobre vacinas e Aids. Na transmissão, ele citou uma fake news que diz que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que as pessoas totalmente vacinadas estariam desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) "muito mais rápido do que o previsto". Em março de 2020, as duas plataformas tiraram do ar uma gravação em que o presidente aparece provocando aglomerações em Brasília.

ia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação