Servidores

Lira contraria Bolsonaro e diz que não há espaço para aumento a servidores

Segundo o presidente da Câmara, do jeito que saiu da Casa, PEC dos Precatórios não permite aumento prometido por chefe do Executivo. E espera que no Senado texto sofra poucas alterações

Israel Medeiros
postado em 18/11/2021 18:49 / atualizado em 18/11/2021 18:49
 (crédito: Edvaldo Rikelme/Câmara dos Deputados)
(crédito: Edvaldo Rikelme/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), rebateu o que disse Jair Bolsonaro (sem partido) esta semana e afirmou que não há espaço na PEC dos Precatórios para pagar um aumento aos servidores públicos em 2022. Após reunião de líderes nesta quinta-feira (18/11), Lira disse que as discussões envolvendo a PEC devem ser fiéis às previsões orçamentárias que já foram amplamente divulgados.

“Eu absolutamente não vi esse espaço, não conheço esse espaço, os números que foram apresentados pela Economia para a Câmara dos Deputados não previam esse aumento. E eu penso que aquele portfólio de custos que foi amplamente divulgado para a imprensa deve ser honrado para que a gente tenha a fidedignidade do que foi acertado nas discussões de Plenário sejam mantidos na votação da PEC”, afirmou, após reunião de líderes.

“Eu não me lembro, a não ser que eu esteja errado, de que tenha algum tipo de espaço para dar aumento a funcionários naquela proporção da abertura de espaço orçamentário”, prosseguiu.

Na última terça-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro disse que planeja usar uma parte do orçamento liberado pela PEC dos Precatórios para pagar um reajuste aos servidores no ano que vem, que é ano eleitoral.

"A inflação chegou a dois dígitos. Conversei com o (ministro da Economia) Paulo Guedes e, passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles (servidores) merecem, mas é o que nós podemos dar", afirmou.

A PEC é a principal aposta do governo para pagar o Auxílio Brasil no valor de R$ 400, como prometeu. Essa é, segundo especialistas, uma estratégia para conseguir votos em 2022. A grande preocupação da oposição é o que o governo fará com o restante do dinheiro que não irá para o novo programa, já que Bolsonaro está, mais do que nunca, em modo campanha, tentando recuperar sua popularidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação