ADPF DAS FAVELAS

ADPF das Favelas: STF adia julgamento sobre operações policiais em comunidades

Votação entrou em caráter de prioridade na Corte após ação policial no Rio de Janeiro deixar 10 mortos no Complexo do Salgueiro

Luana Patriolino
postado em 26/11/2021 15:09 / atualizado em 26/11/2021 15:09
 (crédito: MAURO PIMENTEL)
(crédito: MAURO PIMENTEL)

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou a votação sobre decisão que prevê restrições a operações policiais em comunidades durante pandemia. O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como "ADPF das Favelas", ficou para 2 de dezembro.

A votação estava marcada para a última quarta-feira (24/11) depois que um policial e oito pessoas foram mortas no último fim de semana em uma ação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro — oito delas encontradas em um mangue no dia seguinte.

A discussão que será retomada prevê que operações policiais só podem ser realizadas em casos "absolutamente excepcionais" e devem ser comunicadas imediatamente ao Ministério Público do Rio (MPRJ), responsável pelo controle externo das atividades. A ADPF das Favelas foi proposta pelo PSB no ano passado em ação coletiva com a Defensoria Pública estadual e diversos grupos ligados aos direitos humanos.

Nesta semana, a Defensoria Pública do Rio afirmou que a operação no Complexo do Salgueiro foi comunicada tardiamente ao MPRJ. Segundo o órgão, a ação militar só foi comunicada no sábado (20) à tarde, embora tenha começado pela manhã. O MP do Rio instaurou um Procedimento Investigatório Criminal próprio para investigação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação