Supremo

Em culto, Lewandowski elogia Mendonça: "Estou convencido de que ele tem caráter"

Ministro compareceu a um culto em homenagem ao novo magistrado do STF

Ingrid Soares
postado em 16/12/2021 20:48
 (crédito: Reprodução / Catedral Baleia)
(crédito: Reprodução / Catedral Baleia)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, elogiou o recém-empossado ministro da Corte, André Mendonça, na noite desta quinta-feira (16/12), durante culto de ação de graças e em homenagem ao novo magistrado que também é pastor. Lewandowski relatou que não há defeito em ser religioso e disse que entre as características para ser ministro, um dos itens necessários é ter caráter. “Estou convencido de que André Mendonça tem caráter e prestará relevante serviço ao nosso Brasil”.


“Na quarta, o André fez uma visita protocolar ao meu gabinete, já o conhecia de longa data como AGU, um grande profissional, defendendo os interesses da República. O recebi várias vezes, mas desta vez, o recebi como colega e disse a ele que eu não via nenhum problema em ele ser religioso. Não é nenhum defeito ser religioso. Pelo contrário, é uma virtude. É porque quem é religioso cultiva valores, princípios e saberá como ministro, cultivar os valores e os princípios da Constituição que tem como pilar fundamental o princípio da dignidade da pessoa humana”, apontou.


“A Constituição estabelece que, para alguém ser ministro do STF, precisa ser brasileiro nato, ter mais de 35 anos, ter reputação ilibada e notável saber jurídico. Eu disse ao André que, depois de 15 anos de STF, e mais de 30 anos de magistratura, eu estava convencido de que além desses atributos, requisitos constitucionais que era necessário para que alguém desempenhe corretamente esse cargo, é preciso, antes de mais nada, que a pessoa tenha caráter. E estou convencido de que André Mendonça tem caráter e prestará relevante serviço ao nosso Brasil”.


O ministro Humberto Martins, do STJ, disse ainda que Mendonça sendo “um homem que serve a Deus, será um homem que saberá honrar o STF”. "André tem amor e irá conduzir com prudência e espírito de amor e dar a cada um o que é seu”.


Também estão presentes no culto o presidente Jair Bolsonaro (PL), acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro e ministros da Esplanada, como o ministro da Educação, Milton Ribeiro; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Ramos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas e Damares Alves, ministra da Mulher, entre outros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação