Posse de André Mendonça

Durante posse de Mendonça, Bolsonaro fala em "renovação" no STF

André Mendonça, o ministro "terrivelmente evangélico", teve posse realizada nesta quinta-feira. Em seguida, com família, amigos e autoridades, o ex-AGU comemorou o novo cargo em um culto

Ingrid Soares
Luana Patriolino
Taísa Medeiros
postado em 16/12/2021 22:34
 (crédito: Reprodução / Catedral Baleia)
(crédito: Reprodução / Catedral Baleia)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teceu elogios a André Mendonça durante culto em homenagem ao recém-empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O chefe do Executivo ressaltou a "humildade" dele e disse que a chegada do pastor à Corte é um sinal de renovação.

“Ao indicar o André, não vou dizer que o Supremo vai melhorar ou não, mas vai renovar. Acreditemos no jovem André!”, pediu o chefe do Executivo.

O evento ocorreu noite desta quinta-feira (16/12), no Santuário Nacional, na Asa Sul – região nobre de Brasília. Logo após a cerimônia de posse na Corte, Mendonça seguiu acompanhado da esposa para o culto, que reuniu familiares, amigos e autoridades.

Durante discurso, Mendonça afirmou que a posse significa “alguns passos para um evangélico, e um salto para toda a igreja”. Além disso, o magistrado reiterou o compromisso de que irá servir ao país.

“Se de um lado muitos imaginam que chegar ao Supremo Tribunal Federal seja o ápice da carreira jurídica, tenham a consciência de que é apenas o início de uma grande e desafiadora jornada, uma caminhada que deve ter como foco o serviço ao meu país”, disse o novo ministro. 

Renovação 

Bolsonaro dividiu com o público como conheceu o novo ministro. “Eu disse pra Damares que caso chegasse [à presidência], um dos meus dois ministros seria terrivelmente evangélico. Quis o destino que, por ocasião da transição, aparecesse o André. Eu não o conhecia, fiquei sabendo depois de um tempo que ele era de Miracatu, e eu fui criado numa cidade vizinha a dele”, iniciou.

“Fomos se conhecendo, o compromisso do terrivelmente evangélico veio bem depois. Tinha alguns anos pela frente. E fui conhecendo o André. Você pode ver muitas virtudes numa pessoa. A que eu mais ressaltava nele era sua humildade, uma pessoa com bagagem cultural enorme, mas conversava comigo, que tenho uma formação bem diferente da dele. Sempre me orientando, apesar de ser 20 anos mais novo que eu. Isso vai cativando a gente”, completou o presidente.

Se referindo ao ministro da Corte, Ricardo Lewandowski, presente no evento, Bolsonaro comentou sobre outras indicações que poderá fazer caso seja reeleito. “O Supremo é um poder importante para nós e tem que ser respeitado. E tudo se renova nessa vida. A renovação agora veio com o André. Em 2023, senhor ministro [Lewandowski], vem o senhor, é a sua idade que chega", disse. 

“A renovação, também existe, ministro Lewandowski, não só no Supremo, também no Executivo. No Legislativo, também. Tem que renovar? É natural. Tem que manter? Tem que ser reconhecido o seu trabalho? Que se mantenha. Isso tudo faz o Brasil”, completou o presidente. 

Michelle Bolsonaro também se manifestou e falou em gratidão e correntes de oração. “Devemos orar pela vida das autoridades, porque é isso que a Bíblia ensina. Gostando ou não, nós temos esse dever e essa missão”, disse.

Regras para o público


Com entrada restrita, os convidados tinham que ter nome na lista para entrar no local, que comporta cerca de 4 mil pessoas. Filas se formaram do lado de fora, com centenas de fiéis acompanhados de bíblias. Mesmo com a entrada sendo concedida, as filas não diminuíram, pois seguidamente chegavam caravanas. Os convidados evangélicos desembarcaram de ônibus e vans para ver o culto.

Eles também receberam um adesivo que funciona como ingresso e identificação. Um portão separado foi reservado para autoridades. O esquema de segurança não permitiu que os convidados entrassem com guarda-chuva, álcool em geral e garrafas com água.

A igreja ficou lotada e pelo menos 100 apoiadores e fiéis ficaram do lado de fora. Após alguns minutos do início do culto, as portas da igreja foram fechadas. O culto foi realizado pelo Bispo Primaz Manoel Ferreira, presidente da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Brasil Ministério de Madureira (Conamad).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação