saúde

Bolsonaro pode ser submetido à sétima cirurgia; veja intervenções já realizadas pelo presidente

Em julho do ano passado, o presidente deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA) com dores abdominais e uma crise de soluço persistente. Na data, uma nova cirurgia foi aventada, mas não houve necessidade

Ingrid Soares
postado em 03/01/2022 10:36
 (crédito: Reprodu??o/Twitter)
(crédito: Reprodu??o/Twitter)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada no Hospital Vila Nova Star, na Vila Nova Conceição, Zona Sul de São Paulo na madrugada desta segunda-feira (3/1) com suspeita de uma nova obstrução intestinal. O chefe do Executivo realizará exames e será avaliada a necessidade de uma cirurgia. Caso confirmado, será a sétima intervenção realizada por Bolsonaro desde a facada recebida em 2018 em Juiz de Fora durante campanha eleitoral.

Em julho do ano passado, o presidente deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA) com dores abdominais e uma crise de soluço persistente. Posteriormente, foi transferido para o Hospital Vila Nova Star em São Paulo para tratar uma obstrução intestinal. Na data, uma nova cirurgia foi aventada, mas não houve necessidade e, quatro dias depois, ele recebeu alta.

A última cirurgia ocorreu em setembro de 2020, para a retirada de um cálculo da bexiga, realizada no hospital Albert Einstein. Para extrair a pedra, a equipe médica recorreu a uma cirurgia conhecida como cistolitotripsia, considerada simples e minimamente invasiva. 


Veja abaixo as intervenções cirúrgicas já realizadas por Bolsonaro:


6 de setembro de 2018 — Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG) - Operação de urgência após ser atingido por uma facada de Adélio Bispo, em ato de campanha.
12 de setembro de 2018 — Hospital Albert Einstein, em São Paulo - Cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino.
28 de janeiro de 2019 — Hospital Albert Einstein, São Paulo - Retirada da bolsa de colostomia.
8 de setembro de 2019 — Hospital Vila Nova Star, São Paulo - Cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada.
30 de janeiro de 2020 — Hospital das Forças Armadas (HFA), Brasília - Vasectomia - Foi a segunda vez que ele passou pelo procedimento médico de esterilização para homens que não desejam ter mais filhos biológicos.
25 de setembro — Hospital Albert Einstein, São Paulo - Retirada de cálculo da bexiga.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE