tcu

Alessandro Vieira protocola representação contra ministro do TCU por abuso de poder

Parlamentar protocolou representação, na Procuradoria-Geral da República (PGR), acusando Bruno Dantas de abuso de poder, por procedimentos envolvendo o presidenciável Sergio Moro e a Alvarez & Marsal

Correio Braziliense
postado em 18/01/2022 20:48
 (crédito: Samuel Figueira/Flickr/TCU)
(crédito: Samuel Figueira/Flickr/TCU)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), pré-candidato à presidência da República, protocolou, nesta terça-feira (18/1), na Procuradoria-Geral da República (PGR), representação contra o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), por abuso de autoridade.

O parlamentar tomou a iniciativa após o site O Antagonista noticiar que o ministro, junto com o subprocurador-geral Lucas Furtado, atropelou normas internas e pareceres técnicos do TCU para explorar, indevidamente, o contrato firmado pelo ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro com a Alvarez & Marsal, após o cumprimento da quarentena do serviço público.

Alvarez & Marsal é a administradora responsável pela recuperação judicial da Odebrecht no âmbito da Lava Jato. Moro começou a trabalhar na empresa em 2020 e, no fim do ano passado, encerrou o contrato para se lançar pré-candidato à presidência da República.

Em dezembro, o ministro Bruno Dantas determinou que a Alvarez & Marsal informe toda a documentação relativa ao rompimento do vínculo de prestação de serviços com Moro, incluindo datas das transações e valores envolvidos.

“Apresentei representação por abuso de autoridade em face do ministro do TCU Bruno Dantas. Não é razoável aceitar este roteiro que passa pano para corruptos e corruptores, ao mesmo tempo em que ataca investigadores e juízes. A lei vale para todos”, afirmou Vieira, pelas redes sociais.

A representação foi apresentada no momento em que o Cidadania, de Vieira, negocia a formação de uma federação partidária com o Podemos de Moro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação