COVID-19

Damares pretende visitar criança que teve reação vacinal negada pelo governo de SP

Ainda nesta quinta-feira (20/1), a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES) concluiu que a parada cardíaca sofrida pela criança não foi causada pela imunização contra o vírus, mas por uma doença congênita rara chamada Wolff-Parkinson-White (WPW), até então desconhecida pela família

Correio Braziliense
postado em 20/01/2022 23:31 / atualizado em 20/01/2022 23:31
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, pretende viajar a Lençóis Paulista, em São Paulo, para visitar a família da criança que relatou ter sofrido alterações nos batimentos cardíacos após a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19. A prefeitura da cidade suspendeu a campanha de imunização de crianças nesta quarta-feira (19).  No entanto, ainda nesta quinta (20/1), a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES) concluiu que a parada cardíaca sofrida pela menor não foi causada pela imunização contra o vírus.

Em nota, a SES informou que a criança foi reanimada em um hospital e segue em observação. Após a análise do Centro de Vigilância Epidemiológica, o imunizante foi descartado como motivo da parada cardíaca.

"Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado", destacou o órgão. O quadro clínico da criança foi decorrente de uma doença congênita rara chamada Wolff-Parkinson-White (WPW), até então desconhecida pela família.

"Esta é uma condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia. Algumas destas crises podem ter frequência muito alta, levando até a síncope ou morte súbita", explicou o documento. De acordo com a Folha de S. Paulo, a viagem de Damares foi confirmada pela assessoria da ministra. 

Na quarta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre a possibilidade da ministra concorrer a uma vaga no Senado por São Paulo. "Eu posso adiantar uma possível senadora para São Paulo: ministra Damares. Deixo bem claro que é possível candidata ao Senado, não está batido o martelo. O convite foi feito", relatou em entrevista ao programa Pingos nos Is.

Já em live transmitida hoje diretamente de Suriname, Bolsonaro disse que a ministra pode concorrer nas próximas eleições pelo Amapá. 

"A Damares está mais apaixonada pelo Amapá do que por São Paulo. A Damares é uma pessoa excepcional. Lá tem muita comunidade indígena ainda. Ela tem um trabalho muito forte lá nessa região. […] A Damares quer morar no Amapá. Nem começou o namoro ainda e já está pensando em casamento. Acho que a Damares quer ir embora daqui", comentou em conversa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação