ELEIÇÕES

Ciro lança campanha presidencial inspirada em Brizola

Na última quarta-feira (19/1), Ciro adiantou em seu Twitter que o lema da campanha ao Palácio do Planalto será "a rebeldia da esperança"

Taísa Medeiros
postado em 21/01/2022 06:00
 (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

O político gaúcho Leonel Brizola, fundador do PDT, completaria 100 anos de vida amanhã. Em comemoração à data, o PDT lança, nesta sexta-feira (21/1), na convenção da legenda em Brasília, a candidatura de Ciro Gomes à Presidência das República — um personagem da política que, para muitos pedetistas, tem imensas semelhanças com Brizola.

Na última quarta-feira (19/1), Ciro adiantou em seu Twitter que o lema da campanha ao Palácio do Planalto será "a rebeldia da esperança". A campanha sob o comando do ex-marqueteiro do PT João Santana busca classificar o candidato do PDT como uma pessoa indignada com os rumos do país e que tem propostas de desenvolvimento dentro de uma lógica eminentemente nacional.

Para o deputado federal Mario Heringer (PDT-MG), esta é a grande semelhança de Ciro com Brizola. "As pessoas que não o conheciam achavam que ele era briguento, assim como nosso companheiro Ciro Gomes é visto hoje. Ambos são assim por não aceitar as coisas do jeito que são, por remarem contra a maré", explica o parlamentar.

Pontos comuns

A afinidade com as ideias do partido, bandeiras que desde os tempos de Brizola eram defendidas, é o que mais aproxima Ciro do fundador do PDT na visão da deputada federal Flávia Morais (GO). "Por mais que tenha vindo de outra vivência politico-partidária, Ciro tem muita coerência com as bandeiras que o PDT defende. Ele faz isso com muita naturalidade", analisa. Para ela, o partido mantém vivo o nome de seu fundador por conta também dessas bandeiras.

O também deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) destaca que enxerga em Ciro a apresentação do legado de Brizola para as novas gerações de eleitores. "Sinto muita sintonia e verdade no que Ciro repete e prega. Ele mantém a chama viva", garante.

Queiroz conviveu com Brizola, e o que mais lhe chamava atenção nas palavras do engenheiro — como os admiradores chamavam o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro duas vezes — era o amor que ele tinha pelo Brasil. "O que mais se destacava em Brizola era o amor verdadeiro pelo Brasil, e uma indignação genuína com a desigualdade do país", ressalta.

Mais do que um legado para o PDT, o deputado Félix Mendonça Jr. (BA) acredita que Brizola é um marco para todos os brasileiros por causa da luta pela educação. "Se o país tivesse uma boa educação, seria capaz de escolher melhor seus governantes. Brizola sempre defendeu a mudança, a educação de qualidade, de tempo integral, que é a maior riqueza de todos", lembrou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.