LUTO

Mãe de Bolsonaro é enterrada em Eldorado (SP); presidente se emociona

Corpo da matriarca deixou o Salão Paroquial da cidade às 16h30 desta sexta-feira (21/1) em um carro funerário. Durante trajeto a pé ao cemitério, chefe do Executivo chorou e seguiu de braço dado com Michelle

Ingrid Soares
postado em 21/01/2022 18:01 / atualizado em 21/01/2022 20:36
 (crédito: Reprodução / Facebook)
(crédito: Reprodução / Facebook)

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, 94 anos, foi enterrada às 17h desta sexta-feira (21/1) no Cemitério Municipal da cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, em uma cerimônia restrita a familiares. O chefe do Executivo esteve no velório e no enterro acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, dos filhos Flávio e Jair Renan, e dos irmãos.

O corpo da matriarca deixou o Salão Paroquial da cidade às 16h30 em um carro funerário. Durante o trajeto a pé para o cemitério, o presidente chorou e seguiu de braço dado com Michelle.

O cortejo foi acompanhado por cerca de 100 pessoas, enquanto o presidente seguia sob forte esquema de segurança. Ao chegar no cemitério que fica a 600 metros do local, Bolsonaro carregou a alça do caixão de Dona Olinda. Ela foi enterrada no mesmo jazigo onde o pai do presidente, Percy Geraldo Bolsonaro, está sepultado. Ao final, Bolsonaro e família seguiram para a casa de Dona Olinda.

O presidente desembarcou no começo da tarde desta sexta-feira no Aeroporto de Congonhas em São Paulo e seguiu de helicóptero para Eldorado, interior paulista, onde chegou às 15h15 para o velório da mãe, que ocorria desde as 10h de hoje.

Dona Olinda faleceu nesta madrugada após ser internada no Hospital São João em Registro, no interior de São Paulo. Ela sofria da doença de Alzheimer e teve duas paradas cardiorrespiratórias após diagnóstico de infecção urinária, devido a um quadro de desidratação. Por meio das redes sociais, o presidente anunciou o falecimento.

Bolsonaro cumpriria agenda em Georgetown com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, hoje, mas cancelou a agenda para retornar ao país. Família e parlamentares lamentaram, por meio das redes sociais, a morte de Dona Olinda.

O prefeito Municipal da Estância Turística de Eldorado Paulista, Dinoel Pedroso Rocha, declarou luto oficial.

"Com profundo pesar, apresentamos nossos sentimentos pelo falecimento da senhora Olinda Bonturi Bolsonaro, mãe do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Neste momento, nos unimos a todos os amigos e familiares, manifestando nossa solidariedade. Rogamos a Deus, que na sua infinita bondade e misericórdia conforte a todos neste momento de dor e saudade".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação