BENS BLOQUEADOS

Deltan defende Moro, critica TCU e chama de "absurda" atuação de subprocurador

Ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol publicou um vídeo criticando o Tribunal de Contas da União (TCU); Sergio Moro fala em perseguição

Luana Patriolino
postado em 04/02/2022 23:54 / atualizado em 04/02/2022 23:54
O subprocurador-geral Lucas Furtado encaminhou, ao TCU, um pedido para que os bens do ex-juiz Sergio Moro sejam bloqueados -  (crédito: Evaristo Sá/AFP)
O subprocurador-geral Lucas Furtado encaminhou, ao TCU, um pedido para que os bens do ex-juiz Sergio Moro sejam bloqueados - (crédito: Evaristo Sá/AFP)

O ex-coordenador da Lava Jato Deltan Dallagnol declarou que considerou “absurda” a atuação do subprocurador-geral Lucas Furtado, no caso envolvendo as contas do ex-juiz Sergio Moro e a consultoria Alvarez & Marsal. Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, nesta sexta-feira (4/2), Deltan criticou o Tribunal de Contas da União (TCU) e saiu em defesa de Moro.

“O Tribunal de Contas da União nem atua em sonegação fiscal. Quem atua é a Receita Federal. E, mesmo quando a Receita Federal atua, ela não sai bloqueando bens: faz uma fiscalização e, se ela chegar a uma conclusão de que existe uma sonegação — e se houver algum ilícito de não pagamento— aí, sim, ela vai pedir o bloqueio”, disse Dallagnol.

O subprocurador-geral Lucas Furtado encaminhou, ao TCU, um pedido para que os bens do ex-juiz Sergio Moro sejam bloqueados, como medida cautelar. Em ofício endereçado ao ministro Bruno Dantas, Furtado alega suposta sonegação de impostos sobre os pagamentos que Moro recebeu da consultoria Alvarez & Marsal, responsável pela administração judicial de empresas condenadas pela Lava-Jato. Pelo trabalho, ele teria recebido R$ 3,6 milhões.

No vídeo, Deltan também disse que Lucas Furtado “não é nem é o procurador que deveria estar atuando nesse caso. Foi sorteado um outro procurador, mas ele está forçando a barra e atuando” e que o TCU “tem feito um trabalho que tem envergonhado o tribunal e os brasileiros”.

Reação

Sergio Moro afirmou que se sente perseguido e que vai processar o subprocurador-geral Lucas Furtado por abuso de autoridade. Por meio de nota, o ex-juiz afirmou que já prestou todos os esclarecimentos necessários sobre o montante recebido.

“Coloquei à disposição da população os documentos relativos à minha contratação, serviços e pagamentos recebidos, inclusive com os tributos recolhidos no Brasil e nos Estados Unidos”, declarou.

Moro afirmou que vai fazer uma representação contra o subprocurador por abuso de autoridade. “Fica evidenciado o abuso de poder perpetrado por este procurador do TCU. Pretendo representá-lo nos órgãos competentes, como já fez o senador da República, Alessandro Vieira (Cidadania-SE), e igualmente promover ação de indenização por danos morais”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação