Congresso

Bolsonaro volta a sinalizar apoio à PEC dos combustíveis conhecida como "PEC Kamikaze"

Presidente afirmou em live, na última quinta-feira (10/2), que acredita que a proposta será aprovada por unanimidade pelos parlamentares

Taísa Medeiros
postado em 11/02/2022 15:43 / atualizado em 11/02/2022 15:45
 (crédito:  Alan Santos/ PR )
(crédito: Alan Santos/ PR )

O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou acreditar que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos combustíveis será aprovada por unanimidade no Congresso Nacional. A declaração foi dada na live dessa última quinta-feira (10/2).

O texto, apresentado pelo deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), autoriza o governo federal e os estados a zerarem os impostos dos combustíveis, sem necessidade de apresentar contrapartida de receita.

“Tem uma PEC de autoria de um parlamentar do Rio de Janeiro nos dando a possibilidade, a governos federais e estaduais, de renunciar receita sem que tenhamos que buscar fonte alternativa para aquela renúncia fiscal. Tenho certeza de que vai passar, acredito que por unanimidade, na Câmara e no Senado. Uma vez promulgada, vamos ali buscar maneira de fazer valer a PEC”, afirmou o presidente.

A iniciativa não tem a aprovação do ministro da Economia, Paulo Guedes. Na terça-feira (8), Guedes classificou a proposta conhecida como “PEC Kamikaze" como sendo "bomba fiscal".

Para reduzir o preço dos combustíveis, uma outra proposta, mais ampla, foi apresentada no Senado pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT). O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a avaliação da proposta deverá ficar para um “segundo momento”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação