PRF

Bolsonaro sinaliza aumento para PRF: "Espero que a sociedade entenda que isso deva ser feito"

O presidente ainda que caracterizou a pandemia como um momento difícil e disse que "quem puder salvar na frente, a gente salva e espera a compreensão das demais categorias, dos demais servidores do Brasil"

Ingrid Soares
postado em 21/02/2022 18:48 / atualizado em 21/02/2022 19:22
 (crédito: Reprodução / TV Brasil)
(crédito: Reprodução / TV Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou nesta segunda-feira (21/02) durante discurso na solenidade de lançamento do "Agenda Brasil para Todos" que deverá aprovar o aumenta salarial da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento ocorreu no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo convidou os 27 superintendentes regionais da corporação ao palco, pediu a compreensão das demais categorias e servidores e citou números de operações e apreensões da corporação como justificativa para a possível medida. 

"Além de um trabalho de prevenção que a PRF faz nas pistas de todo o Brasil, em muitos momentos, nós sabemos que, após um acidente ou um incidente, eles são os primeiros a chegar e é aquela mão amiga, um conforto inicial de, num momento de tristeza, de aflição, termos um ser humano do nosso lado, não interessa o horário que isso aconteça", completou.

"Mas também, falar um pouco de números da nossa, da sua PRF: Desde 2019 a PRF apreendeu 1870 toneladas de drogas. Isso equivale a 600 carretas carregadas de drogas que não foram consumidas no Brasil. Isso tem a ver com política de direitos humanos. Que só quem vê uma família que tem um filho no mundo das drogas sabe o suplício e o sofrimento dessa família".

"Também a nossa PRF ao longo desses últimos 3 anos, deteve 130 mil criminosos. Um número realmente fantástico e também para quem já teve um veículo furtado ou roubado, eu já tive.Eles aprenderam ao longo desses 3 anos, 31 mil veículos, um número realmente fantástico o que vem demonstrar o zelo que eles têm na pista ao zelar pelo patrimônio de outros. O prejuízo dado ao tráfico equivale a R$ 23 bi. São números que por si só nos mostram a importância da PRF, o valor e o apreço que eles merecem da nossa parte. É uma instituição séria, como outras que nós temos no Brasil, mas que realmente faz um trabalho excepcional para a nossa sociedade e nós temos que valorizar os nossos profissionais. Eu espero que a sociedade entenda que isso deva ser feito", emendou.

Por fim, Bolsonaro caracterizou a pandemia como um momento difícil e disse que "quem puder salvar na frente, a gente salva e espera a compreensão das demais categorias, dos demais servidores do Brasil". 

"Vivemos um momento difícil com a pandemia onde lamentamos todas as mortes, mas também sofremos um baque na economia. E algumas categorias, ou melhor, todas categorias merecem ser valorizadas. O que nós procuramos a fazer? Quem nós puder (SIC) salvar na frente, a gente salva e espera a compreensão das demais categorias, dos demais servidores do Brasil. O que nós queremos é reconhecer o trabalho de todos e a nossa PRF está incluída nesse rol que merece esse reconhecimento", concluiu sob salva de palmas.

Bolsonaro havia informado que decidiria se haveria ou não o aumento de salário dos policiais até o mês de março e também chegou a dizer que o reajuste poderia ficar para 2023, caso as demais categorias que também reivindicam o aumento não abrissem mão do pleito.

Agenda Brasil para Todos

Durante o evento de lançamento do "Agenda Brasil para Todos" foram lançados o Sistema Integrado Nacional de Direitos Humanos (SINDH), o Portal das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a Escola Federativa.

A solenidade ainda contou com a presença da ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH); Flávia Arruda, da Secretaria de Governo da Presidência da República (SeGov) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Segundo a pasta, o SINDH é uma iniciativa do MMFDH que visa unificar as informações sobre as políticas públicas de direitos humanos. O usuário pode conhecer, participar e acessar as políticas de
direitos humanos, além de solicitar adesão ou inscrição nas iniciativas que possam ser implementadas em seu município ou estado.

O Sistema é composto pelo Portal de Conteúdos em Direitos Humanos, o Sistema Nacional de Direitos Humanos, o Sistema Integrado da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e a Plataforma de Interação Social em Direitos Humanos. No Portal de Conteúdos em Direitos Humanos, o usuário encontra publicações editoriais e materiais audiovisuais produzidos pelo MMFDH e seus parceiros. Já no Sistema Nacional de Direitos Humanos, é possível o cadastro de pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, para adesão às políticas desenvolvidas pela pasta.

O Sistema Integrado da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos é a plataforma oficial do Governo Federal para recebimento, registro, tratamento e encaminhamento de denúncias de violação de direitos humanos. Nele estão a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 e o Disque Direitos Humanos – Disque 100. O Portal das OSCs, da SeGov, centraliza a oferta de informações relevantes para as organizações, como links para capacitações gratuitas sobre recursos, legislações e chamamentos públicos, incluindo a publicação do Guia Básico para Captação de Emendas Parlamentares Individuais.

Já a Escola Federativa é uma estrutura que agrega conteúdos gratuitos para a capacitação de servidores públicos e agentes políticos municipais, com a promoção de cursos, seminários e oficinas, além de atividades de intercâmbio de boas práticas de governança e gestão. O intuito é melhorar a formulação de políticas públicas para todos os brasileiros.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação