Alta do petróleo

Jean Paul Prates pede pela aprovação de PLs para baixar preço dos combustíveis

Com sanções impostas à Rússia em razão da guerra contra a Ucrânia, preços da commodity dispararam. Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) anunciou que as duas propostas estarão em pauta na semana que vem

Maria Eduarda Angeli*
postado em 02/03/2022 16:19
Relator da PEC dos Combustíveis, senador Jean Paul Prates (PT-RN) -  (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
Relator da PEC dos Combustíveis, senador Jean Paul Prates (PT-RN) - (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

Com o barril do petróleo chegando a ser negociado por US$ 114, em razão da guerra no leste europeu, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) se pronunciou nas redes sociais, nesta quarta-feira (2/3), a respeito da disparada. Também pelas redes sociais, o presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que as duas propostas estarão na pauta do Senado na semana que vem.

Relator de dois projetos de lei que propõem mudanças nas cobranças de impostos sobre combustíveis no Senado Federal, Prates defende a votação das medidas o quanto antes para baixar os preços do diesel, gasolina e gás de cozinha.

“O petróleo tipo Brent, referência no mercado internacional, teve alta de 8,38% e, na manhã desta quarta, estava cotado a US$ 113,77. É urgente a aprovação dos projetos que podem baixar os preços de combustíveis e do gás de cozinha no Brasil!”, escreveu o senador.

A disparada dos preços é reflexo das sanções econômicas impostas à Rússia por nações ocidentais após a invasão à Ucrânia. O país é detentor da oitava maior reserva de petróleo no mundo, e deve reduzir a oferta a curto prazo. À medida que o Brasil depende da importação de derivados de petróleo, dada a condição restrita de refino, fica sujeito às condições de oferta no mercado mundial e à variação do dólar.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação