MACHISMO

"Envergonha o Brasil", diz Procuradoria da Mulher do Senado em repúdio a Arthur do Val

A nota ainda evidencia que as falas do deputado foram publicadas no mesmo dia em que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia denunciou o estupro de mulheres ucranianas por soldados russos

Correio Braziliense
postado em 05/03/2022 17:00 / atualizado em 05/03/2022 17:05
 (crédito: Reprodução / Redes Sociais)
(crédito: Reprodução / Redes Sociais)

A Procuradoria Especial da Mulher e a Bancada Feminina do Senado publicaram nota de repúdio com relação às declarações do deputado estadual Arthur do Val, mais conhecido como Mama~e Falei. "São repugnantes, asquerosas e uma das maiores indignidades que já vimos. Agridem as mulheres, envergonham o Brasil, enxovalham a política. Pior, foram feitas em um contexto de guerra e dor".

A nota ainda evidencia que as falas do deputado foram publicadas no mesmo dia em que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia denunciou o estupro de mulheres ucranianas por soldados russos. "O mesmo machismo que transforma as mulheres em objetos para os homens do cotidiano, como mostra a fala do deputado brasileiro, converte-se em alvos e troféus durante as guerras".

A nota, assinada pela senadora Leila Barros, procuradora especial da Mulher no Senado, e pela Senadora Eliziane Gama, líder da Bancada Feminina da Casa, ainda conclama todos os partidos a "varrer a presença de homens torpes de suas fileiras". "Em nenhuma esfera de poder os comportamentos agressivos às mulheres devem ser considerados naturais. Precisam ser punidos de maneira rigorosa, de acordo com a lei".

A nota se encerra dirigindo diretamente a Arthur Do Val, na esperança que ele peça desculpas à nação e às mulheres da Ucrânia e que sofra as sanções políticas cabíveis, "por tão desastrada fala".

Falas machistas 

O deputado viajou à Ucrânia após a invasão russa. No áudio, ele faz declarações de teor machista em relação a mulheres ucranianas. “Elas olham, e eu vou te dizer, são fáceis porque elas são pobres! E aqui, cara, a minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Depois eu te conto a história. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas minas, porque eu não tinha tempo. Dois grupos de minas. É inacreditável a facilidade”, diz um dos trechos.

Agora que voltou ao Brasil, o parlamentar comentou as falas: "Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso, o que eu falei foi um erro num momento de empolgação e pronto", disse no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). 

Após falas machistas, Arthur do Val retira pré-candidatura ao governo de São Paulo 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação