Eleições 2022

Rodrigo Pacheco anuncia que não será candidato à Presidência da República

O presidente do Senado irá dedicar atenção e energia para conduzir os trâmites da Casa

Taísa Medeiros
postado em 09/03/2022 21:41 / atualizado em 09/03/2022 21:42
 (crédito: SERGIO LIMA/AFP)
(crédito: SERGIO LIMA/AFP)

Em discurso no Plenário do Senado Federal, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) anunciou, na noite desta quarta-feira (9/3), que não será candidato à Presidência da República. No discurso, o parlamentar destacou que o país enfrenta graves crises, e que dedicará toda a energia para “conduzir o Senado neste ano fundamental para a tão ansiada recuperação do nosso país”. 

“Meus compromissos como presidente do Senado e com o país são urgentes, inadiáveis e não permitem qualquer espaço para vaidades. Por isso, afirmo que é impossível conciliar essa difícil missão com uma campanha presidencial. O presidente do Senado precisa agir como um magistrado, conduzindo os trabalhos com serenidade, equilíbrio e isenção, buscando consensos possíveis em nome do melhor para o país. O que é incompatível com um embate eleitoral nacional, por mais civilizado que seja o processo”, disse Pacheco.

Pacheco complementou, ainda, agradecendo ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, pela confiança. “Por fim, tenho absoluta certeza que o PSD em sua dimensão saberá qual o melhor caminho a seguir, sustentado na defesa das instituições, da democracia, das liberdades e na urgente promoção da recuperação que o Brasil, os brasileiros e as brasileiras tanto necessitam”, declarou.

Um dos nomes cotados para concorrer ao Planalto pelo PSD é o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS). Leite perdeu as prévias do partido dele para o governador de São Paulo, João Doria. Desde então, ele faz oposição à candidatura tucana e uma filiação ao PSD é cogitada por pessoas próximas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação