Pandemia

Ministra Damares em audiência no Senado: "Não somos contra a vacina"

Em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, nesta segunda-feira (28/3), ministra negou que a pasta tenha desincentivado a imunização infantil

Taísa Medeiros
postado em 28/03/2022 16:53 / atualizado em 28/03/2022 16:54
 (crédito: Isac Nóbrega/PR)
(crédito: Isac Nóbrega/PR)

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, foi ao Senado Federal, na tarde desta segunda-feira (28/3), para esclarecer nota técnica divulgada pela pasta em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. Presidida pelo senador Humberto Costa (PT-RN), a sessão do colegiado cobrou explicações sobre o texto emitido pelo ministério que desestimulava a obrigatoriedade da vacinação infantil e da adesão de passaportes vacinais no país.

No comunicado, o ministério disponibilizava, inclusive, o Disque 100 para o recebimento de denúncias sobre eventuais pressões pela imunização dos menores.

Conforme a ministra defendeu em sua fala, a nota foi emitida apenas após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, finalizar as consultas públicas em torno da vacinação infantil. “Que fique claro: ‘a senhora criou uma portaria’. Não tem nenhuma portaria. ‘A senhora criou uma norma’. Não tem nenhuma norma. Tem um ato opinativo com base na legislação”, justificou Damares.

A ministra prosseguiu: “É um nota muito bem fundamentada, tanto que o Supremo Tribunal Federal (STF) não mandou cancelar nossa nota, mandou somente acrescentar uma parte à nota. O Supremo legitima nossa nota, não questiona. Essa ação nos fez muito bem, porque concretizou nossa nota técnica. Não somos contra a vacina, pelo contrário, nosso ministério trabalhou muito no incentivo à vacina”.

Damares ainda elucidou que a nota técnica foi construída por técnicos da pasta e endereçada a autoridades. “Em nenhum momento está dizendo na nota técnica que nós vamos receber ligações de quem não quer se vacinar. Quem falou da nota não leu a nota. Essa nota foi muito bem construída”, defendeu.

“Não tinha nenhum fluxo interno para a gente receber ligação falando contra ou a favor de vacina”, disse a ministra, que comentou que as equipes precisaram ser reforçadas para suprir a demanda na época. “O disque 100 recebe denúncias de todos os tipos de violação dos direitos humanos, mas interpretaram como queriam”, concluiu.

Convite

A solicitação de presença da ministra na audiência pública partiu do presidente do colegiado. O senador Humberto Costa (PT-PE) argumentou que “causou espanto saber que órgãos do governo ainda dispensam recursos públicos com ações contrárias à vacinação”.

“Teve quem utilizasse a resolução para criticar a posição assumida pelo ministério. Mas de outro (lado), milhares de pessoas aproveitaram essa resolução para reforçar argumentos negacionistas, para contestar medidas de saúde pública”, afirmou o presidente da CDH durante a audiência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação