ELEIÇÕES

No RS, Queiroga rebate Lula e diz que Bolsonaro é "contra o aborto"

"Esta semana um assunto veio à tona. Para deixar bem clara a posição do nosso governo: o governo do presidente Jair Bolsonaro é contra o aborto. Respeitamos as exceções da lei, mas estamos a favor da vida desde a sua concepção", disse Queiroga

Ingrid Soares
postado em 08/04/2022 15:37 / atualizado em 08/04/2022 15:37
 (crédito: EVARISTO SA)
(crédito: EVARISTO SA)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aproveitou viagem nesta sexta-feira (8/4) a Bagé, no Rio Grande do Sul, junto ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para reforçar que o chefe do Executivo é “contra o aborto”. A declaração ocorreu durante visita às obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé. Esta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à frente de Bolsonaro nas pesquisas, pregou o direito ao aborto como uma política de saúde pública.

“Esta semana um assunto veio à tona. Para deixar bem clara a posição do nosso governo: o governo do presidente Jair Bolsonaro é contra o aborto. Respeitamos as exceções da lei, mas estamos a favor da vida desde a sua concepção. É um governo que acredita em Deus, que defende as mulheres, que defende a família. E nós temos certeza que todos vocês concordam conosco: a vida é tutelada pelo Estado. É por isso que o governo do presidente, ao contrário de outros governos que criavam programas com nomes de aves sem pena e com o bico quebrado, investiu na assistência materno infantil. Praticamente dobramos os recursos. Saiu de R$ 630 milhões para R$ 1,5 bilhão para fortalecer a assistência materno infantil. Nenhum governo investiu mais em oncologia do que o governo do presidente Bolsonaro”, disse o ministro.

Após a fala do chefe da pasta da Saúde, Bolsonaro brincou: “Vou contratar o ministro Queiroga para ser também meu porta voz”.

Nesta semana, o ex-presidente Lula disse em um evento na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, que "mulheres pobres morrem tentando abortar, enquanto madames vão para Paris", e que o tema deve ser tratado como questão de saúde pública.

Após a polêmica, o petista se explicou dizendo ser contrário ao aborto, mas reforçou ser uma questão de saúde pública.

"A única coisa que eu deixei de falar é que eu sou contra o aborto. Eu tenho cinco filhos, oito netos e uma bisneta". "O que eu disse é que é preciso transformar essa questão do aborto em uma questão de saúde pública. Mesmo eu sendo contra o aborto, ele existe”, apontou.

Também participaram do evento no Rio Grande do Sul o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

A previsão é de que Bolsonaro participe da entrega de obras de ampliação do Aeroporto Regional de Passo Fundo. À noite, ele visita a 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina 2022. Mais cedo, o presidente esteve na cerimônia de inauguração da duplicação da BR-116 e da BR-392 em Pelotas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Presidente busca reeleição pelo PL e usa pandemia como palanque
    Presidente busca reeleição pelo PL e usa pandemia como palanque Foto: Isac Nobrega
  • Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
    Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Isaac Nóbrega/PR
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação