Combate à pandemia

Barroso manda à PF documentos e provas da CPI da Covid contra Bolsonaro

O chefe do Ministério Público Federal, Augusto Aras, quer que a PF examine o conjunto probatório coletado pela CPI

Agência Estado
postado em 24/04/2022 21:52
 (crédito: TSE/Divulgação)
(crédito: TSE/Divulgação)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, acolheu um pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou a remessa, à Polícia Federal, de documentos e provas que constam no relatório da CPI da Covid e implicam o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

Em despacho dado na quarta, 20, o ministro baseou a determinação na 'necessidade de análise mais precisa' das provas colhidas pelos parlamentares, citando ainda uma 'dificuldade' apresentada pela PGR.

A indicação faz referência a informação prestada pelo órgão no sentido de que o relatório da CPI não teria sido 'preciso' em vincular as condutas supostamente criminosas aos documentos colhidos durante a investigação parlamentar'.

"Há, portanto, a necessidade de sistematizar a documentação apresentada a fim de que se possa subsidiar eventual pedido de instauração de inquérito, arquivamento ou oferecimento de denúncia", registro Barroso no despacho.

O chefe do Ministério Público Federal, Augusto Aras, quer que a PF examine o conjunto probatório coletado pela CPI na busca de 'provas individualizadas e destacadas' sobre a hipótese criminal de que o chefe do Executivo e uma série de aliados - incluindo seus filhos Flávio e Eduardo - informaram publicamente a prática de crime no contexto da pandemia da covid'.

Incitação ao crime

Quando a CPI da Covid apresentou o relatório final da investigação parlamentar, sugerindo 68 indiciamentos, foi descrita a conduta de Bolsonaro enquadrada como incitação ao crime. Os parlamentares apontaram não só a omissão do governo na conscientização da população acerca da pandemia, mas também a 'participação efetiva' do presidente, de seus filhos, de parlamentares, do primeiro escalão do governo e de empresários na criação e disseminação das informações falsas sobre a covid-19.

No documento de mais de mil páginas, a CPI afirmou que o chefe do Executivo e seus aliados, em um contexto de 'comunicações enganosas' e 'de forma mal intencionada e visando interesses próprios e escusos', 'provocaram grande confusão na população, levando as pessoas a adotarem comportamentos inadequados para o combate à pandemia'.

"A incitação ao crime por parte do presidente Jair Bolsonaro também ocorreu pela disseminação de notícias falsas (fake news) que encorajaram os brasileiros a infringirem medidas sanitárias preventivas, conduta que, como visto, é tipificada como crime pelo art. 268 do CP. Em relação a esse delito, o Chefe do Executivo não agiu sozinho, na verdade, foram vários os agentes, sempre contanto com uma estrutura organizada", registra trecho do relatório.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.