Agro

Bolsonaro rebate críticas sobre ida à Rússia: "Sou o presidente do Brasil"

Em Paragominas, no Pará, para cerimônia de entrega de títulos de terras, Bolsonaro afirmou que foi "do outro lado do mundo negociar fertilizantes" e que, por isso, recebeu críticas

Deborah Hana Cardoso
postado em 28/04/2022 14:33 / atualizado em 28/04/2022 14:33
 (crédito: AFP / POOL / Pavel Golovkin)
(crédito: AFP / POOL / Pavel Golovkin)

Durante em seu discurso nesta quinta-feira (28/4), na cerimônia de entrega de títulos de terras em Paragominas, no Pará, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez referências a críticas ao governo na economia e sobre a sua ida à Rússia antes da guerra. “Eu sou o presidente do Brasil”, rebateu.

Bolsonaro falou novamente sobre sua viagem a Moscou, em fevereiro, durante o escalar das tensões no leste europeu, e que, na ocasião, prestou solidariedade à Rússia ao se encontrar com o presidente Vladimir Putin. “Somos solidários à Rússia”, reforçou.

No Pará, ele afirmou que foi “do outro lado do mundo negociar fertilizantes” e que, por isso, recebeu críticas. “Eu sou o presidente do Brasil”, reiterou. "Enquanto vocês quiserem, eu serei o presidente de vocês”, emendou, provocando aplausos e gritos de “mito” dos presentes.

Apesar do aparente motivo comercial apontado por Bolsonaro para a viagem, este mês, o Ministério das Relações Exteriores colocou sob sigilo os relatórios relacionados à visita a Putin por cinco anos — de 21 de fevereiro até a mesma data em 2027.

No discurso, Bolsonaro fez ainda uma série de apontamentos em relação à guerra na Ucrânia e à pandemia da covid-19. “Sofremos as consequências da pandemia e de uma guerra distante daqui”, disse, enumerando os problemas: “inflação, combustíveis e energia”. Como o evento era voltado para produtores rurais, em tom de campanha, aproveitou para fazer um aceno aos presentes. “Não temos desabastecimento”, ressaltou, sendo aplaudido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação