Eleições 2022

Kalil acusa Zema de censura: 'Coisa de ditadura'

Novo, partido de Zema, pediu retirada de vídeos das redes sociais por possível propaganda eleitoral antecipada de Kalil

Matheus Muratori - Estado de Minas
postado em 28/04/2022 15:55 / atualizado em 28/04/2022 16:01
 (crédito: Reprodução redes sociais)
(crédito: Reprodução redes sociais)

Pré-candidato ao Governo de Minas nas eleições gerais deste ano, em outubro, Alexandre Kalil (PSD) afirmou nesta quinta-feira (28/04) que Romeu Zema (Novo), governador mineiro, está tentando censurá-lo. O Novo, partido de Zema, acionou a Justiça Eleitoral na última terça-feira (26) por possível propaganda eleitoral antecipada do ex-prefeito de Belo Horizonte a partir da divulgação dos vídeos.

"Eu fui surpreendido com um pedido de censura. É isso mesmo, censura. O governador Zema está tentando me censurar. Está querendo censurar esse papo que eu vou ter de coisa boa e coisa ruim que nós temos que responder e esclarecer", começa a dizer Kalil, no vídeo.

"Então, censura, gente, é coisa de ditadura. Censura é coisa de quem não tem o que mostrar. Censura é coisa de gente incompetente. Então, vamos fazer diferente? Vamos mostrar o que fez, vamos falar o que fez e vamos tentar parar de calar a boca de quem está tentando conversar com Minas Gerais de um jeito simples, direto e honesto", completou, na peça publicada nas redes sociais na manhã desta quinta, que tem como legenda: "Apelou, perdeu".

Na ação movida pelo partido Novo, há pedido por aplicação de multa de R$ 25 mil ao pré-candidato. Outro ponto diz respeito à exclusão de gravações de Kalil das plataformas digitais.

Alexandre Kalil iniciou a divulgação de material audiovisual em suas redes sociais em 25 de março deste ano, quando renunciou ao cargo de prefeito de BH e anunciou que é pré-candidato ao governo mineiro nas eleições de 2022. Desde então, foram no mínimo cinco vídeos publicados com referência à administração ou diretamente a Zema.

O último vídeo de Kalil antes da desta quinta foi divulgado na segunda-feira (25). Na ocasião, o pré-candidato responde a perguntas e reage a comentários. Um deles diz: "É Kalil na cabeça e Zema nunca mais".

Na sequência, o ex-prefeito de BH responde: "Que Deus te ouça". "Então, bate no seu vizinho e conta isso para ele. Aí você vai para o outro lado, e conta isso para ele. Vai no trabalho e grita isso. Conto com você aí".

Caso Zema ou Novo se manifestem, esta reportagem será atualizada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação