ELEIÇÕES

SP: Weintraub critica Tarcísio de Freitas e volta a dizer que sofreu ameaças

Ex-ministro da Educação participou de sabatina nesta terça (3/5), e questionou atuação de Tarcísio no Dnit durante governos Lula e Dilma

Victor Correia
postado em 03/05/2022 15:41
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

Ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), o pré-candidato ao Governo de São Paulo Abraham Weintraub criticou, nesta terça-feira (3/5), o rival Tarcísio de Freitas (Republicanos) — apoiado pelo presidente. E voltou a dizer que sofreu ameaças para deixar a disputa ao Palácio dos Bandeirantes. 

"O Tarcísio não tem nenhuma acusação de corrupção contra ele, mas ele foi indicado para o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] da Dilma, do Lula. Indicado pelo [ex-ministro] Moreira Franco e pelo Michel Temer. E depois, quando o Michel Temer virou presidente, ele ficou lá", disse Weintraub em sabatina realizada pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL

Sem apresentar provas, o ex-ministro da Educação questionou a atuação de Tarcísio, afirmando que o rival nunca teria denunciado um caso de "malfeito" à Polícia Federal em 10 anos no Dnit. Weintraub afirmou ainda que, em sua gestão no Ministério da Educação (MEC), chegou a relatar 15 casos de irregularidades, incluindo denúncias de sobrepreço no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Não diria que ele prevaricou. [...] Eu acho que ele não participou de esquema, mas eu não vou afirmar que ele prevaricou", disse Weintraub, quando questionado se acredita que Tarcisío tinha conhecimento de irregularidades no órgão e deixou de tomar providências.

 

"Simplesmente sumam, desapareçam, nunca mais pisem no Brasil"

O ex-ministro da Educação voltou a dizer que sofreu ameaças e pressões para desistir da disputa ao Governo de São Paulo, atribuindo a responsabilidade ao presidente Bolsonaro. Segundo ele, a mensagem enviada pelo entorno do chefe do Executivo a Weintraub e a seu irmão, Arthur, foi para que "simplesmente sumam, desapareçam, nunca mais pisem no Brasil".

"O tom engrossou muito, porque nós começamos a falar a verdade e a chamar muito a atenção, capturando a atenção da militância", disse o ex-ministro do MEC. Ele defendeu ainda que Tarcísio "tem uma estrutura gigantesca" de campanha e está associado ao Centrão, a um partido robusto e a generais. Por outro lado, Weintraub afirma que a sua campanha não tem estrutura nem "dinheiro do fundão".

"Esse grupo montou uma estrutura para atacar e perseguir os conservadores. Não fui só eu que fui esmagado. [...] Acho que tenho chance [no pleito] porque muita coisa que vem sendo articulada faz parte do teatro das tesouras. Eu não descartaria que, mais perto da eleição, o Tarcísio desista", especulou Weintraub.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação