Crise entre Poderes

Pacheco se reúne com presidente do STM e fala em reforço da democracia

Presidente do Senado Federal vem participando de reuniões com intuito de fortalecer a relação entre os Três Poderes

Raphael Felice
postado em 04/05/2022 15:09 / atualizado em 04/05/2022 15:10
 (crédito: Reprodução/Twitter Rodrigo Pacheco)
(crédito: Reprodução/Twitter Rodrigo Pacheco)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Luís Carlos Gomes Mattos, na Residência Oficial do Senado para uma reunião institucional nesta quarta-feira (4/5).

Durante o encontro, que durou cerca de 40 minutos, Pacheco reforçou a importância do diálogo entre instituições e da democracia com o chefe do judiciário militar. Ele também tratou de pautas de interesse da corte.

“No encontro, além das pautas de interesse do STM no Senado, reforcei a ele a importância do diálogo entre todas as instituições para o fortalecimento da democracia e a preservação do Estado de Direito, condições fundamentais para o desenvolvimento social e econômico”, disse Pacheco por meio de sua conta no Twitter.

E esse alinhamento, necessário para o processo de pacificação social, só é possível por meio do diálogo.

(3/3)

— Rodrigo Pacheco (@rpsenador) May 4, 2022 ">

"Ofensa grave"

O presidente do Senado vem se reunindo com presidentes de tribunais após a nova escalada de tensão envolvendo o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados com o Poder Judiciário no episódio da graça concedida ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

A movimentação desencadeou ainda uma troca de farpas entre generais e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que os militares faziam ataques coordenados para descredibilizar o processo eleitoral brasileiro.

Integrantes das Forças Armadas, como o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, definiram a declaração como “ofensa grave” à caserna e o general Luiz Eduardo Ramos, atual chefe de Secretaria de Governo, defendeu que as Forças Armadas são “vigilantes” na defesa da soberania nacional.

“Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas Instituições Nacionais Permanentes do Estado Brasileiro”, disse Nogueira.

“Defender a soberania nacional é dever das Forças Armadas. Eleições democráticas e transparentes fazem de nós um país soberano, por isso, nossas FA estarão sempre vigilantes pelo bem do nosso povo, do nosso”, declarou Ramos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação