JUSTIÇA

STJ mantém júri popular para Ronnie Lessa em caso do assassinato de Marielle

Policial militar reformado é réu pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes

Luana Patriolino
postado em 10/05/2022 22:53
 (crédito: AFP / Rio de Janeiro Municipal Chamber / Renan OLAZ)
(crédito: AFP / Rio de Janeiro Municipal Chamber / Renan OLAZ)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, nesta terça-feira (10/5), um recurso da defesa do policial militar reformado Ronnie Lessa e manteve o julgamento dele em júri popular. A decisão foi unânime da Sexta Turma da Corte. Lessa é réu pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.

A defesa do policial pedia a absolvição completa do policial ou a queda da decisão da Justiça do Rio de Janeiro que determinou o julgamento por júri popular. O pedido foi apreciado e os ministros não debateram os votos porque não houve divergência sobre o caso.

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz como os autores do assassinato de Marielle e de Anderson. A decisão do STJ vai de encontro ao posicionamento do relator do caso, ministro Rogério Schietti, que já havia rejeitado o recurso do policial no mês de março.



Alvo de operação

Ronnie Lessa é um dos alvos da "Operação Calígula", deflagrada na manhã desta terça-feira (10/5), no Rio de Janeiro. A ação tenta desarticular suposta quadrilha que seria comandada pelo contraventor Rogério Andrade e o filho dele, Gustavo de Andrade.

Trinta pessoas foram denunciadas à Justiça, por crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Oficiais da Polícia Militar "serviam de elo entre a organização e Batalhões de Polícia, que recebiam valores mensais para permitir o livre funcionamento das casas de aposta do grupo", afirma comunicado do Ministério Público.

Segundo o MP, o delegado de Polícia Marcos Cipriano intermediou encontro entre Ronnie Lessa, Adriana Cardoso Belém, então delegada de Polícia titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), e o inspetor de Polícia Jorge Luiz Camillo Alves.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.