Roraima

Parlamentares vão a Roraima acompanhar apuração de agressões a yanomanis

Representantes das comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado vão ouvir líderes indígenas e autoridades sobre as investigações do ataque de garimpeiros à aldeia yanomami em que menina de 12 anos teria sido estuprada e assassinada

Correio Braziliense
postado em 10/05/2022 20:17 / atualizado em 10/05/2022 20:17
Área de garimpo em território yanomami, na Amazônia -  (crédito: Bruno Kelly/Amazônia Real)
Área de garimpo em território yanomami, na Amazônia - (crédito: Bruno Kelly/Amazônia Real)

Uma comissão de parlamentares da Câmara e do Senado irá a Boa Vista, na quinta-feira (12/5), para acompanhar o andamento das investigações sobre o ataque a uma aldeia na Terra Indígena Yanomami, em abril. Representantes das comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado vão ouvir lideranças indígenas, autoridades policiais, Ministério Público, OAB e organizações não governamentais que atuam na região. A apuração da denúncia de que uma criança de 12 anos teria sido estuprada e assassinada por invasores da reserva é um dos focos da delegação, que será chefiada pelo presidente em exercício da Câmara, Marcelo Ramos (PSD-AM).

A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), que coordena a comissão especial montada pela Casa para monitorar o problema da violência nas terras yanomamis, disse que o número de denúncias de violações na reserva indígena — a maior do país — não para de crescer e os índios convivem com a ameaça de garimpeiros ilegais.

“Existem reiteradas denúncias. Então, é preciso que a gente se debruce para ouvir os índios yanomamis no estado de Roraima, porque a situação não é simplesmente da possibilidade de ter havido o estupro da menina, no qual houve um clamor muito grande da sociedade. O fato é a violência na área”, disse a deputada.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), informou que a Casa também está organizando um grande seminário para debater os impactos do garimpo ilegal em terras indígenas na Amazônia e apresentar propostas de políticas públicas para enfrentar o problema, que envolve desde casos de violência contra comunidades e aliciamento de jovens índios para atividades ilegais até a contaminação dos rios por mercúrio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.