Eleições

Gleisi cobra "medidas firmes" do TSE sobre fake news e cita Telegram

Presidente nacional do PT participou nesta segunda-feira (23/5) da primeira reunião do conselho político da chapa Lula-Alckmin. Pré-candidatos estavam presentes

Victor Correia
postado em 23/05/2022 17:46 / atualizado em 23/05/2022 17:55
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, cobrou nesta segunda-feira (23/5) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tome "medidas firmes" sobre a propagação de fake news no período eleitoral. Ela também avalia que a campanha eleitoral será "muito judicializada" por conta das "barbaridades" que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) cometem.

"Primeiro, nós temos que estar preparados. E alertar à população que tudo o que vem do Bolsonaro é mentira", disse Gleisi em coletiva hoje, após primeira reunião do conselho político da chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). Os dois estiveram presentes no evento, mas não deram entrevista.

"A gente está com uma equipe jurídica que já começou a operar, e agora vai conversar com o jurídico dos demais partidos, junto com a comunicação", disse a presidente. "Essa campanha vai ser muito judicializada, por conta das barbaridades que eles fazem. Então a gente tem que preparar bem, estruturar bem."

Primeira reunião do conselho político

A reunião da chapa Lula-Alckmin ocorreu nesta manhã e marcou o primeiro encontro entre os presidentes e líderes dos partidos que compõem o Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil: PT, PSol, PCdoB, PV, PSB, Solidariedade e Rede. Apenas o presidente psolista, Juliano Medeiros, não pôde participar. Também estiveram na reunião os ex-governadores Márcio França (PSB) e Wellington Dias (PT), o ex-ministro Luiz Dulci e o líder do MTST Guilherme Boulos (PSol).

Na entrevista, Gleisi ainda cobrou ações mais firmes das instituições sobre a divulgação de fake news. "Eu espero que as instituições, principalmente o TSE, tomem medidas firmes em relação a isso. Firmes! Nós queremos conversar com o TSE sobre o Telegram. Vai ter escritório aqui? Tem um representante? Vai ter regras sobre isso, tal qual o WhatsApp fez, ou vai ser terra de ninguém?", questionou a deputada.

Gleisi disse ainda que pretende levar os partidos que sofrem com ataques bolsonaristas nas redes para fazer uma audiência com o TSE. A deputada afirmou que WhatsApp, Twitter e Facebook já possuem regras para a divulgação de notícias falsas, mas o Telegram ainda não.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação