Eleições 2022

Lula quer ampliar gama de aliados na disputa contra Bolsonaro

Debatedores da sabatina do Correio falam sobre a democracia Brasileira e suas ameaças. Convidado a participar de evento, Lula não compareceu

Deborah Hana Cardoso
postado em 31/05/2022 17:46 / atualizado em 31/05/2022 17:46
 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um dos convidados da sabatina do Correio com presidenciáveis, nesta terça-feira (31/5), não compareceu ao evento. No lugar, os jornalistas apresentaram teses sobre os desafios da eleição do petista em 2 de outubro.

De acordo com a jornalista Ana Maria Campos, Lula, ao levar o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), quer ampliar sua gama de aliados na disputa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O diretor de jornalismo do Correio, Vicente Nunes, citou a democracia para destacar as discussões dentro do seio do liberalismo sobre a escolha entre Lula e Bolsonaro.

A jornalista Denise Rothenburg questionou: “Por que só ele [Lula] representa a democracia?” Ela destacou a força das instituições brasileiras, mas explicou que há problema maior do que Bolsonaro. “Temos as RP9 [emendas de relator-geral], que Lula não terá poder para lutar contra isso e que deu poder ao Congresso”, disse.

“A nossa democracia está consolidada”, afirmou a jornalista, emendando em uma pergunta a Vicente: “Você vê?” “Na minha avaliação, todo cuidado é pouco quando se refere a Jair Bolsonaro”, respondeu o diretor de jornalismo.

Sabatina

O Correio recebe os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Confira a ordem de participação:

  • 10h - Jair Bolsonaro (PL) — (não compareceu)
  • 11h - Vera Lúcia (PSTU)
  • 12h - Ciro Gomes (PDT)
  • 14h - Felipe D'Avila (Novo)
  • 15h - Luciano Bivar (União Brasil) — (não compareceu)
  • 16h - Sofia Manzano (PCB)
  • 17h - Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — (não compareceu)
  • 18h - Pablo Marçal (Pros)
  • 19h - Simone Tebet (MDB)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação