Eleições 2022

D’Avila critica aliança de Alckmin com Lula: "Maior erro político da vida"

Pré-candidato do partido Novo foi coordenador do programa de governo de Geraldo Alckmin em 2018 e revelou tristeza pela aliança do "amigo" com o ex-presidente Lula

Raphael Felice
postado em 31/05/2022 16:32 / atualizado em 31/05/2022 22:21
 (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.PRESS)
(crédito: Minervino Júnior/CB/DA.PRESS)

Em participação na sabatina do Correio, nesta terça-feira (31/5), o pré-candidato à Presidência da República pelo partido Novo, Felipe D’Avila, afirmou que a entrada de Geraldo Alckmin (PSB) na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “o maior erro da vida política” do ex-tucano.

Segundo o sabatinado, Alckmin possui histórico de defesa da democracia e com agenda reformista, mas se aliou a um “ex-presidiário”. O presidenciável afirmou que mesmo com a presença de Geraldo, não existe possibilidade de um eventual apoio a Lula em um segundo turno com Jair Bolsonaro (PL).

“Não votaria em Lula de jeito nenhum, aliás eu fiquei muito triste de o meu amigo Geraldo Alckmin apoiar o Lula. Acho que ele cometeu o maior erro político da vida dele. O Geraldo Alckmin é uma pessoa que tem uma história de compromisso com a defesa da democracia, da moralização, da atividade pública, das reformas da agenda reformista do Brasil. E está aí, Geraldo Alckmin dando o seu aval pessoal a um ex-presidiário envolvido no maior escândalo de corrupção do Brasil, que tentou corromper todas as instituições brasileiras e que votou sempre contra todas as reformas estruturais”, disse.

Segundo D’Avila, o histórico do candidato diz muito sobre o que ele pode fazer no futuro e entende que presença de Alckmin na chapa de Lula não é um indicativo de moderação.

“As pessoas são fruto da sua história, do seu passado, o passado diz muito que será o presente, o que será o futuro. Portanto, não se iludam porque tem lá Geraldo Alckmin, porque ele vai arrumar uma ou duas pessoas para ajudá-lo, que isso vai dar um certo tempero de moderação e que isso vai resolver o problema do Brasil, não vai. Porque a convicção pessoal dele é nesse modelo atrasado de política de Estado, de economia que só faz o Brasil se afundar no baixo crescimento econômico, que só aumenta a dependência das pessoas, do governo, aí ele se mantém no poder. Nós não queremos esse Brasil. Nós vamos sempre combater esse Brasil governado por populistas”, disse.

Sabatina

O Correio recebeu os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento foi transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Assista a sabatina de Luiz Felipe D'Avila (Novo) na íntegra:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação