ELEIÇÕES 2022

Partido Comunista quer reduzir jornada de trabalho para 30 horas semanais

Pré-candidata Sofia Manzano ainda afirmou em sabatina no Correio que o programa do partido tem propostas "factíveis de serem implementadas"

Cristiane Noberto
postado em 31/05/2022 17:55 / atualizado em 31/05/2022 22:28
 (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.PRESS)
(crédito: Minervino Júnior/CB/DA.PRESS)

Entre as propostas para recuperação dos empregos do Partido Comunista do Brasil (PCB) está a redução da jornada de trabalho para 30 horas sem redução do salário como medida de combate ao desemprego. Em participação na sabatina do Correio, nesta terça-feira (31/5), a candidata à Presidência pela legenda, Sofia Manzano, disse que essa também é uma forma de melhorar a qualidade de vida do trabalhador brasileiro.

Ao responder sobre as medidas para combater o desemprego que assola a população brasileira atualmente, Manzano afirmou que o partido está ancorado em oito pontos emergenciais, que contribuem para mudança estrutural no país.

“Temos um programa com oito pontos emergenciais para o desenvolvimento e renda da classe trabalhadora que envolvem obras públicas, saneamento, moradia e infraestrutura. Uma reforma agrária urgente e necessária, não é só para mudar a estrutura de produção de alimentos e preservação do meio ambiente, mas para as lavouras familiares que geram emprego. A pequena propriedade ocupa muita gente na produção alimentar no campo”, disse a economista.

Programa do partido

Manzano ainda destacou que o programa do partido é feito de propostas "factíveis de serem implementadas". A primeira seria revogar todas as reformas que foram efetuadas nos últimos seis anos, algumas do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e algumas flexibilizações nas lei trabalhista para "manter jornada digna com salários factíveis". 

Eles pretendem ratificar a convenção 158 da Organização Mundial do Trabalho (OIT) que dispõe sobre Término da Relação de Trabalho por Iniciativa do Empregador e sobre a impossibilidade da demissão desmotivada. "No Brasil, é permitido que o trabalhador seja demitido sem motivo nenhum, para contratarem outro por um salário mais baixo. Não podemos permitir que as relações de trabalho sejam assim", pontuou.

Também está no rol de mudanças a ampliação dos serviços públicos. "Nós defendemos que os serviços essenciais sejam exercidos por servidores públicos e não por terceirizados nem apadrinhados, pois são formas de desvio de recursos públicos, já que o Estado é quem banca essas organizações sociais. Com servidores públicos concursados não tem como ter corrupção sob o salário deles", disse.

Sabatina

O Correio recebeu os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Confira a íntegra da sabatina de Sofia Manzano:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação