PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS

Conselho do PPI recomenda incluir Petrobras em lista de estudos para privatização

Ainda assim, há um longo caminho até que a venda da petroleira saia do papel

Ingrid Soares
postado em 02/06/2022 19:16
 (crédito:  Fernando Frazão/Agência Brasil)
(crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) anunciou, durante coletiva nesta quinta-feira (2/6) no Ministério da Economia, a decisão de recomendar ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a inclusão da Petrobras na lista de estudos para privatização. Ainda não há prazo definido para envio de projeto

Ainda assim, há um longo caminho até que a venda da petroleira saia do papel. Isso porque o tema precisa ser discutido também pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o Conselho do PPI, os estudos serão produzidos por uma equipe interministerial formada pelas pastas de Economia e Minas e Energia.


Bolsonaro ainda precisa assinar um decreto antes da Petrobras ser incluída na carteira de PPI, informou o secretário especial do PPI, Bruno Westin Leal.“É importante destacar que após o CPPI fazer a recomendação favorável, a materialização de sua inclusão é feita mediante decreto. Se o presidente acatar, será editado um decreto e a Petrobras passará a compor a carteira para que seja estabelecido um comitê interministerial com integrantes de Minas e Energia para acompanhar os estudos que se façam necessários para viabilizar a desestatização”, apontou.


“Lembrando que a Petrobras, para ser desestatizada, precisa de uma medida legislativa, uma aprovação do Congresso Nacional dando aval para que possa ser privatizada. Hoje, a lei do Programa Nacional de Desestatização não permite que a Petrobras seja incluída ”, completou.


No último dia 30, o Ministério de Minas e Energia (MME) pediu à Economia a inclusão da estatal na lista do PPI. Desde o ano passado, Bolsonaro e Paulo Guedes tem defendido paulatinamente a privatização da Petrobras.


Segundo o Conselho, em 2022 já foram realizados 19 leilões com expectativa de investimento de R$ 29,5 bi e R$ 1,97 bi em outorgas ao Tesouro Nacional. Desses, destacam-se o leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Além disso, a carteira contém 176 projetos incluídos, com destaque para 33 portos, 28 rodovias, 27 parques nacionais e florestas, além de 26 aeroportos e privatizações da Telebras, Correios e EBC.


A previsão de projetos que ainda estão para ocorrer este ano soma 90 ativos, alguns com leilão já marcado com destaque para a 7º rodada de aeroportos, que teve a apreciação concluída na quarta-feira (1º/6) pelo TCU. Será um leilão de três blocos contando com o Aeroporto de Congonhas. Na reunião, houve também a recomendação para inclusão no projeto de PPI ao projeto de direito minerário, conhecido como Ouro de Natividade (TO).

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação