Eleições 2022

Campanha de Lula e Alckmin sugere três debates em formato de "pool"

Os partidos que compõem a chapa pedem que os veículos de comunicação realizem debates juntos devido ao "exíguo período" de 45 dias da campanha eleitoral

Victor Correia
postado em 15/06/2022 20:21 / atualizado em 15/06/2022 20:22
As legendas sugerem que os veículos de comunicação se organizem em modelo similar ao usado nos Estados Unidos -  (crédito:  Ricardo Stuckert/Partido dos Trabalhadores)
As legendas sugerem que os veículos de comunicação se organizem em modelo similar ao usado nos Estados Unidos - (crédito: Ricardo Stuckert/Partido dos Trabalhadores)

Os partidos que compõem a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) propuseram, nesta quarta-feira (15/6), que os debates eleitorais no primeiro turno das eleições para a presidência sejam realizados em conjunto pelos veículos de comunicação e limitados a “até três”.

“Para as eleições presidenciais deste ano, pelo menos dez debates entre candidatos estão sendo propostos por veículos de mídia, entidades de classe e religiosas”, dizem os partidos em documento enviado à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e à Associação Nacional de Jornais (ANJ).

“Dentro do exíguo período de 45 dias de campanha eleitoral, determinado pela legislação em vigor, tal programação de debates, concentrados na capital de São Paulo, é incompatível com a agenda política e a realização de atos públicos de campanha”, continua o documento, assinado pelos presidentes do PCdoB, Luciana Santos; do PSB, Carlos Siqueira; do Psol, Juliano Medeiros; do PT, Gelsi Hoffmann; do PV, José Luiz Penna; do Solidariedade, Paulinho da Força, e pelo porta-voz da Rede, Wesley Diógenes.

As legendas sugerem que os veículos de comunicação se organizem em modelo de “pool”, como é feito nos Estados Unidos, e realizem os debates de maneira coletiva. Atualmente, diversos veículos de comunicação organizam debates e convidam os candidatos para participar. Elas defendem também que até três debates “seria um número razoável”. A ideia já havia sido adiantada por Lula em algumas entrevistas, mas foi oficializada nesta quarta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação