Congresso Nacional

Comissão do Senado investiga mortes de Dom e Bruno e violência na Amazônia

A comissão ouvirá na próxima quarta (22/6), representantes dos povos indígenas do Vale do Javari e o ministro da Justiça, Anderson Torres

Victor Correia
postado em 20/06/2022 14:04 / atualizado em 21/06/2022 09:02
 (crédito: Reprodução/TV Senado)
(crédito: Reprodução/TV Senado)

O Senado Federal instalou, nesta segunda-feira (20/6) uma Comissão Temporária Externa para investigar os assassinatos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, na região amazônica. A Comissão também irá investigar o aumento da violência na região contra povos indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas e jornalistas.

Na primeira reunião do grupo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi escolhido como presidente da Comissão, Fabiano Contarato (PT-ES) é o vice-presidente e Nelsinho Trad (PSD-MS) é o relator. O grupo é composto por nove pessoas, e a atuação deve estender por 60 dias.

“A ideia é ouvir todos os envolvidos nas mortes de Dom e Bruno não só para que haja a elucidação do caso, mas também para compreender a realidade da região, omissões na proteção dos defensores da Amazônia e ataques aos povos tradicionais da floresta”, disse Randolfe.

Depoimentos começam na quarta-feira

A primeira visita à região onde Dom e Bruno desapareceram está prevista para a semana que vem. A Comissão foi criada após requerimento de Randolfe Rodrigues, aprovado em caráter de urgência na segunda-feira passada (13/6)

Também foi aprovado, na sessão de hoje (20/6), o requerimento para ouvir representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e o ministro da Justiça, Anderson Torres. Os depoimentos ocorrem às 10h e às 14h da quarta-feira (22/6), respectivamente, junto com a Comissão de Direitos Humanos.

A Comissão solicitou ainda, em caráter de urgência, a proteção de agentes públicos que atuam na região do Vale do Javari, onde Bruno e Dom foram mortos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação