Congresso

Deputado apresenta projeto para sustar decreto de Bolsonaro

Segundo o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), o decreto nº 11.104, de 24 de junho de 2022, centraliza competência da decisão final na AGU para emitir pareceres sobre questões jurídicas eleitorais

Victor Correia
postado em 28/06/2022 13:57
 (crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
(crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou nesta terça-feira (28/6) um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar o Decreto nº 11.104, de 24 de junho de 2022, do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, e dá a última palavra ao Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, sobre a legalidade dos atos do Poder Executivo nas áreas eleitoral e financeira. Na prática, a medida cria um respaldo a mais na Justiça para proteger contra as repercussões de condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral.


"Decreto dispensável"

Segundo Manente, o decreto centraliza a competência da decisão final no AGU para emitir pareceres sobre questões jurídicas eleitorais, com o objetivo de proteger o presidente Bolsonaro na "adoção de atos normativos que suscitem dúvidas quanto à conformação em relação à legislação eleitoral e financeira".

O deputado argumenta que a regulamentação da Advocacia-Geral da União, para assessorar juridicamente o presidente da República, deve ser feita com base na Lei Complementar n° 73/1993, e que o decreto de Bolsonaro se sobrepõe à legislação.

Além disso, Manente afirma no PDL 270/2022 que a AGU já possui prerrogativa de emitir parecer jurídico sobre esses temas quando há conflitos sobre a legalidade entre mais de um órgão governamental, o que "por si só torna o Decreto dispensável".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação