REDES SOCIAIS

Ministro manda PF investigar filme 'A Fúria', que simula ataque a Bolsonaro

Imagens mostram um personagem semelhante ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que participa de uma motociata e sofre um atentado

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 17/07/2022 20:09 / atualizado em 17/07/2022 20:09
 (crédito: Marcos Corrêa/PR)
(crédito: Marcos Corrêa/PR)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, determinou que a Polícia Federal (PF) investigue a produção do filme “A Fúria”, do cineasta Ruy Guerra, após imagens vazadas mostrarem um atentado contra um personagem semelhante ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi publicada neste domingo pelo site do jornal Folha de S. Paulo.

Ontem, sábado (16/7), Torres já havia dito que estudava medidas que seriam tomadas contra a divulgação das imagens.

“Circulam nas redes fotos e vídeos de um suposto atentado contra a vida do presidente Bolsonaro. Produção artística??? Estamos estudando o caso para avaliar medidas cabíveis e apurar eventuais responsabilidades. As imagens são chocantes e merecem ser apuradas com cuidado”, afirmou Torres, durante o sábado.

Os vídeos e fotos viralizaram na internet, principalmente em redes sociais de apoiadores de Bolsonaro.

Nos posts, deputados e senadores ligados ao presidente diziam que o conteúdo era produção da "TV Globo", o que foi desmentido pela própria emissora.

Na verdade, as imagens fazem parte da produção do filme “A Fúria”, do cineasta Ruy Guerra, que deverá ser lançado em 2023. A obra encerra a trilogia de "Os Fuzis" (1964) e "A Queda" (1977).

Em nota, a produção do filme diz que a cena foi tirada de contexto e divulgada sem autorização.

"Circula na internet uma imagem captada sem autorização de uma filmagem à qual atribui-se suposto, e infundado, discurso de ódio. Ruy Guerra filmou um longa-metragem de ficção que será lançado no final de 2023, portanto não há qualquer relação com o processo eleitoral e, muito menos, forjar fake news simulando um fato real", diz a nota.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação