Eleições 2022

Após reunião com líderes do MDB, Temer defende adiamento de convenção

O ex-presidente encontrou-se nesta terça-feira (19/7) com líderes emedebistas que pedem o adiamento da convenção e sua realização de forma presencial

Victor Correia
postado em 19/07/2022 21:18
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta terça-feira (19/7) que defende adiar a convenção nacional do partido, marcado para 27 de julho, e realizá-la de forma presencial. O evento deve confirmar o nome da senadora Simone Tebet (MDB) ao Planalto.

“Os líderes, gentilmente, vieram a mim, ao fundamento de que eu poderia, quem sabe, ajudar no entendimento interno do partido para, eventualmente, prorrogar o momento da convenção. E, sobre prorrogar, não fazê-la virtualmente, mas fazê-la presencialmente, que, segundo disseram, tem sido tradição do nosso MDB”, disse Temer em entrevista à CNN, logo após sair de uma reunião com dirigentes do MDB.

Entre os participantes, estavam os senadores do MDB Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM), Rose de Freitas (MG), Marcelo Castro (PI), o deputado federal Isnaldo Bulhões (AL), e o ex-deputado Moreira Franco, que reuniram-se no escritório de Temer na capital paulista.

Uma ala do MDB, liderada por Calheiros, insiste na aproximação do partido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em detrimento de Tebet. Na segunda (18/7), em reunião com Lula, 11 diretórios estaduais emedebistas declararam apoio ao petista, e se comprometeram a conversar com o presidente nacional do partido, o deputado Baleia Rossi, para defender a posição. Segundo Temer, porém, a reunião desta terça não discutiu apoio a outros presidenciáveis.

"Sou emedebista. Portanto, voto na Simone Tebet", afirmou o ex-presidente, que também disse que não há forte oposição à senadora dentro da legenda. "Pelo contrário, só palavras de elogio para sua candidatura. O que há naturalmente é uma preocupação política, ao que possa acontecer na eleição".

Resposta rápida

Pouco tempo após a reunião com Temer, Baleia Rossi deixou claro que a data da convenção são será alterada. "MDB, PSDB e Cidadania, que atendem pelo nome de CENTRO DEMOCRÁTICO, decidiram que suas convenções nacionais para homologar Simone Tebet como candidata à Presidência do Brasil serão no dia 27 de julho. Esta data está mantida", frisou o presidente do partido. 

 

Tebet, por sua vez, também se posicionou. Em sua conta do Twitter, a senadora postou uma foto ao lado de Baleia Rossi, na qual ela assina o consentimento para participar da convenção nacional, "que acontecerá no próximo dia 27. Juntos vamos reconstruir o Brasil", disse a senadora.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação